Calendário menstrual

Por Nayane Peixoto Soares

Doutora em Ciência Animal (UFG, 2020)
Mestrado em Ciências Veterinárias (UFU, 2013)
Graduação em Ciências Biológicas (UEG, 2010)

Categorias: Reprodução, Saúde, Sexualidade
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O calendário menstrual é uma ferramenta antiga utilizada para verificar as modificações no corpo da mulher ao longo do ciclo menstrual. Hoje existem diversos aplicativos com essa função, os quais facilitam a anotação de todas as mudanças percebidas pela mulher ao longo do ciclo e ainda é capaz de fazer predições sobre eventos importantes, como o período fértil ou a data da próxima menstruação.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período entre o primeiro dia de uma menstruação e o último dia antes da próxima menstruação. Nas mulheres que possuem um ciclo regular ele dura de 25 a 35 dias, mas a média geral é de ciclos com 28 dias.

Durante esse período existem várias fases que envolvem oscilações hormonais, produção de muco e fluidos, ovulação e alterações do comportamento. As fases são:

Qual a importância de observar o ciclo menstrual?

A observação do ciclo menstrual ajuda a compreender sintomas de determinadas doenças ou irregularidades, qual a data propícia para engravidar, qual o período da TMP e a menstruação. Para isso, um bom calendário menstrual deve auxiliar a mulher a monitorar informações sobre:

Como acompanhar o ciclo menstrual

Para ter parâmetros normais da duração do ciclo, sintomas menstruais e de TPM, período fértil, entre outros, é necessário fazer a anotação e observação do ciclo por um período de 3 a 6 meses. Após esse período, é possível fazer uma média da duração do ciclo e de todos os eventos, para compreender os sinais normais e detectar algo de anormal quando ocorrer.

Referências

CREININ, Mitchell D.; KEVERLINE, Sharon; MEYN, Leslie A. How regular is regular? An analysis of menstrual cycle regularity. Contraception, v. 70, n. 4, p. 289-292, 2004.

KAMI, Aline Tiemi; VIDIGAL, Camila Borecki; MACEDO, Christiane de Souza Guerino. Influência das fases do ciclo menstrual no desempenho funcional de mulheres jovens e saudáveis. Fisioter. Pesqui. São Paulo , v. 24, n. 4, p. 356-362, dez. 2017.

MOORE, Keith L. Embriologia Básica. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier. 2013.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!