Combate a insetos transmissores de doenças

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Além do combate aos mosquitos transmissores de doenças, não se pode ignorar os malefícios à saúde causados por outros insetos. Cada inseto possui um meio de transmissão específico e o melhor método de se prevenir contra essas doenças é evitando o contato direto e indireto com estes animais.

As baratas são amplamente expostas a vários microrganismos, principalmente bactérias, muitas delas causadoras de doenças como a furunculose, hanseníase, tuberculose, poliomielite e diarreia. Por possuírem hábitos noturnos e se refugiarem em pequenas frestas e fendas, as baratas são difíceis de combater, sendo que algumas medidas podem ser tomadas para que este inseto não possa transmitir doenças de forma direta e indireta:

Para diminuir a proliferação das baratas é essencial um saneamento básico eficaz e manter o ambiente higienizado.

As fezes do inseto barbeiro contem o protozoário Trypanosoma cruzi, responsável pela doença de Chagas. Este inseto geralmente é encontrado dentro de residências com condições precárias como casas de pau-a-pique, sapê e etc. Para prevenir esta patologia, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda que seja impedida a formação de “colônias” deste inseto nas residências, além do uso de telas nas janelas e portas. Como proteção individual pode se fazer uso de repelentes e roupas compridas, principalmente em atividades noturnas externas. Estas medidas de prevenção devem ser tomadas com prioridade em residências da zona rural, além de dar preferência a alimentos pasteurizados e que foram lavados com o composto hipoclorito de sódio.

A tifo e a peste bubônica são doenças transmitidas pelas pulgas para os humanos, e podem transmitir verminoses e causar anemia em cães e gatos. Seu método de prevenção consiste em:

Basicamente, a prevenção de insetos se dá pelas práticas de saneamento básico e higienização.

Referências:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up2/viver_sem_baratas.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Siphonaptera
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12645-veja-como-prevenir-e-tratar-a-doenca-de-chagas
http://www.infectologia.org.br/doenca-de-chagas/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pulgas
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/doenca-de-chagas-sintomas-transmissao-e-prevencao
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=pulgas2.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!