Verminose

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Verminose é o nome dado às doenças causadas por vermes. Essas doenças podem acometer várias espécies de animais, principalmente a humana, sendo as populações mais atingidas aquelas onde há falta de higiene de qualidade e defasagem ou inexistência do saneamento básico. Os vermes são normalmente encontrados nos intestinos dos animais, porém eles também podem ser entrados em outros órgãos. São transmitidos na maioria das vezes por meio oro-fecal, mas algumas espécies podem penetrar a pele do hospedeiro que entrar em contato com solo ou superfícies contaminadas.

No Brasil, as principais verminoses que afetam os humanos são:

Ancilostomose

Causada por nematódeos, a transmissão da ancilostomose ocorre pelo contato com fezes contaminadas pelos vermes. O parasita perfura a pele e através da corrente sanguínea migra para o intestino do infectado. Mais encontrado em áreas rurais ou com saneamento básico precário, os sintomas da doença se apresentam geralmente de forma branda, porém, em crianças o verme pode gerar complicações como insuficiência de proteína no sangue e anemia ferropriva, comprometendo o desenvolvimento físico e mental do indivíduo.

Ascaridíase

Popularmente conhecida como lombriga, a ascaridíase é transmitida de um humano para outro através da ingestão de ovos presentes nos alimentos, nas mãos ou na água. Muitas vezes é uma doença assintomática, mas também pode ocasionar diarreias, falta de apetite e enjoos. Quando presentes em grandes quantidades, as lombrigas podem acarretar obstrução do intestino, podendo ser necessário um procedimento cirúrgico para a remoção dos vermes.

Esquistossomose

Causada por um platelminto que tem o caramujo como hospedeiro intermediário e o ser humano como hospedeiro definitivo, a doença é popularmente conhecida como barriga d’água, pois deixa o infectado com o fígado e o baço inchados, causando ampla distensão abdominal. A contaminação ocorre através de fezes infectadas, como na maioria das verminoses. Os sintomas mais comuns da esquistossomose são enjoos, palpitações, coceira na região do reto, hemorragia no trato digestivo e problemas pulmonares que podem levar ao óbito. A doença pode se apresentar na forma aguda ou na forma crônica, quando já não possui cura.

Giardíase

A giardíase é consequência de um protozoário que quando no intestino causa diarreia e dores de barriga. É uma doença transmitida em boa parte por conta de hábitos higiênicos pouco adequados, bem como pela ingestão de água não filtrada ou de alimentos contaminados. Acomete principalmente crianças, em especial aquelas que estão na fase oral, por estas levarem muitos objetos, possivelmente contaminados, à boca.

Oxiurose

A oxiurose é causada por helmintos que se alojam no intestino e no reto do infectado, causando coceira, principalmente à noite, comprometendo a qualidade do sono e resultando em irritabilidade e baixo desempenho do contaminado durante o dia. Seu contágio se dá pela rota oro-fecal e acomete mais as crianças.

Teníase/cisticercose

Existem dois helmintos que causam teníase nos humanos, a Taenia saginata, proveniente da ingestão da carne bovina mal cozida, e a Taenia solium, que vem da ingestão da carne suína mal cozida. Ambas se alojam no intestino do indivíduo contaminado, porém, a segunda espécie descrita pode causar uma outra doença chamada de cisticercose, na qual a fase larval do verme pode migrar para vários outros órgãos, gerando sérios problemas para o paciente.

O diagnóstico das verminoses é dado por exame de fezes ou de sangue e o seu tratamento consiste em medicamentos específicos para cada tipo. A prevenção é a melhor forma de combater verminoses, sendo essencial que todas as áreas habitadas possuam um sistema de saneamento básico minimamente satisfatório. Além disso, hábitos adequados de higiene pessoal apresentam grande importância na não propagação de vermes. Ações comunitárias também são recomendadas para evitar as doenças, com manutenção higiênica de locais públicos como praças, ruas e rios.

Referências:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34424-conheca-as-principais-verminoses-que-atingem-o-ser-humano

https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31581

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças