Como o álcool-gel destrói o Coronavírus

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Coronavírus é o vírus causador da pandemia da COVID-19. Possuem RNA (ácido ribonucléico) de fita simples. Morfologicamente são esféricos e possuem numerosas espículas na sua superfície, ocasionando uma aparência de coroa solar (corona em latim) ao vírus.

O envelope do vírus é formado por um grupo fosfato e lipídios (gordura), e tem por função proteger o vírus no ambiente e reconhecer as células hospedeiras para infectá-las. Por possuir uma camada de gordura no seu envelope, o vírus é sensível a detergentes, sabões e solventes de gordura. Desde o início da pandemia, tem se falado que uma das recomendações de prevenção à infecção do Coronavírus é lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos, com água e sabão ou higienizar o local com álcool gel em 70%, principalmente quando estiver em ambientes públicos, sem condições de realizar a higiene com sabão, pois o vírus pode permanecer nas diferentes superfícies.

O álcool é um microbicida que possui características anti-sépticas e desinfetantes. Esta atividade microbiana vai depender da sua concentração em relação à água. Quando está em concentração de 70%, ele possui a quantidade exata de água que facilita a entrada de álcool no interior do Coronavírus.

Álcool em gel

Foto: CGN089 / Shutterstock.com

É o mais indicado para higienização das mãos e da pele de um modo geral, por dois motivos: o primeiro é a segurança, pois ele não se espalha rapidamente como o álcool líquido, evitando acidentes. O segundo motivo é que ele possui, na sua fórmula, um hidratante na sua composição, evitando o ressecamento da pele. Deve-se esperar o produto secar na pele durante pelo menos 3 minutos antes de ter contato com algo quente, para minimizar riscos de queimaduras.

Como o álcool em gel elimina o coronavírus

A água impede a desidratação da parede celular externa do vírus, retardando a evaporação do álcool e permitindo maior tempo de contato do álcool com o interior do micro-organismo, resultando na sua total destruição. Álcoois que possuem concentração em 99,6% (absoluto) ou 92,8% são ineficazes no combate ao Coronavírus, pois evaporam com extrema rapidez, não tendo efeito no combate ao vírus. Álcoois com concentração inferior a 70% são ineficazes também, pois não conseguem eliminar o Coronavírus, servindo apenas para limpeza. A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja utilizado álcool 70% para evitar a contaminação pelo Coronavírus.

Cuidados na utilização e armazenamento do álcool

O álcool é uma substância muito volátil, que pega fogo com facilidade, e é preciso muito cuidado na hora de armazenar álcool em casa. Não é recomendado deixá-lo exposto ao sol ou perto de locais que podem se aquecer, como fogão. Também não é recomendado deixar o álcool ao alcance de crianças, animais domésticos e idosos. O álcool 70% se tornou o método mais eficiente para a eliminação do Coronavírus da nossa pele e de diferentes superfícies.

Bibliografia:

Conhecer química: uma arma contra o coronavírus. Disponível em: https://www.pucrs.br/mct/conhecer-quimica-uma-arma-contra-o-coronavirus/ Acessado em 26/10/2020.

Coronavírus, Covid-19, SARSCoV-2 e outros – um ponto de vista virológico. Disponível em https://www.ufrgs.br/jornal/coronavirus-covid-19-sarscov-2-e-outros-um-ponto-de-vista-virologico/ Acessado em 09/07/2020.

COVID-19: Saiba qual tipo de álcool é eficaz no combate ao coronavírus e os cuidados necessários para evitar acidentes. Disponível em https://site.ucdb.br/noticias/ucdb/6/covid-19-saiba-qual-tipo-de-alcool-e-eficaz-no-combate-ao-coronavirus-e-os-cuidados-necessarios-para-evitar-acidentes/59745/ Acessado em 26/10/2020.

Sabão e álcool gel: como a química auxilia na luta contra a Covid-19. Disponível em: https://www.pucrs.br/mct/conhecer-quimica-uma-arma-contra-o-coronavirus/ Acessado em 26/10/2020.

Saiba por que o recomendado é o álcool 70% . Disponível em http://blog.saude.mg.gov.br/2020/04/03/saiba-por-que-o-recomendado-e-o-alcool-70/ Acessado em 26/10/2020.

Um guia do novo coronavírus. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/um-guia-do-novo-coronavirus/ Acessado em 09/07/2020.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!