Epidemiologia

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Doenças, Saúde
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A epidemiologia é a ciência das epidemias, onde se averigua determinantes sociais, ambientais, genéticos e exposições dos indivíduos a agentes tóxicos, microbiológicos, entre outros, que ocasionam em doenças, incapacidades intelectuais e físicas, e até mesmo à morte, investigando as distribuições e as quantidades em relação a saúde e doença. A epidemiologia indica, através de estudos, os aspectos da doença e até mesmo do desastre como sua frequência, sua distribuição geográfica e a população que mais corre risco. Os dados produzidos pela epidemiologia podem ser de doenças conhecidas ou não.

O primeiro relato de dado epidemiológico foi produzido por Hipócrates, na Grécia há mais de 2000 anos, onde foi percebido a relação das doenças com os fatores ambientais. As primeiras observações epidemiológicas foram descritas por John Snow, em Londres que analisou cada moradia com casos de óbito por cólera entre 1848 e 1853, e percebeu uma relação entre a água originária destas residências; ao comparar com outras residências, Snow percebeu que a maioria das vítimas da cólera tinham a água fornecida pela empresa Southwark.

Atualmente, segundo a Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) a epidemiologia possui 3 propósitos principais:

  1. Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas.
  2. Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades.
  3. Identificar a causa e origem da doença.

A epidemiologia não possui uma metodologia de aplicação específica, podendo variar de acordo com o surgimento das doenças, mas possui 6 metas obrigatórias que podem ser acrescidas; são originárias da metodologia científica e devem ser aplicadas em sua ordem específica:

  1. Estudo exato
  2. Análise correta
  3. Esclarecimento racional
  4. Formação de hipótese
  5. Comprovação a hipótese
  6. Conclusão

O avanço da epidemiologia gerou várias conquistas, diminuindo a quantidade de doentes e promovendo soluções para causas variadas de doenças como a varíola, envenenamento por metilmercúrio, distúrbios por deficiência de iodo, tabagismo, HIV/AIDS, síndrome da angústia respiratória aguda e até mesmo em ocorrências de fraturas como a do quadril em idosos.

No Brasil, o órgão responsável pelos os dados epidemiológicos e a sua aplicação é a Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, uma das secretarias que compõem o Ministério da Saúde, prevista no decreto nº 8065 de 7 de agosto de 2013. Os dados epidemiológicos no Brasil são disponibilizados para a população através dos sites do SVS e do DATASUS.

Referências:
http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_690106550.pdf
http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/index.html
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/unidades-do-ministerio
http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43541/5/9788572888394_por.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs
http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=01
http://www.misodor.com/EPIDEMIO.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!