Formigas em Ambiente Hospitalar

Por Bruno Corrêa Barbosa
Categorias: Saúde
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A maior parte das espécies de formigas são benéficas para o ambiente e para o homem, pois promovem a aeração do solo, decompõe substâncias orgânicas, participam do processo de reciclagem de nutrientes e controle passivo de herbívoros. Entretanto algumas espécies podem gerar prejuízos, seja como praga agrícola, como as cortadeiras, ou via contaminação de alimentos e até danificação de aparelhos eletrônicos em ambiente urbano, sendo consideradas também pragas urbanas.

Formigas do gênero Solenopsis. Foto: USDA / Stephen Ausmus

Formigas do gênero Solenopsis. Foto: USDA / Stephen Ausmus

Estudos iniciados na década de 70 em ambientes hospitalares, indicavam a a ocorrência de algumas espécies de formigas que poderiam representar potencial perigo à saúde pela capacidade de atuar como vetores de doenças, principalmente relacionadas a infecções hospitalares. Atualmente os estudos já demonstram que esses insetos transportam microrganismos patogênicos, alguns resistentes a antibióticos representando risco potencial de infecção em hospitais devido à sua grande mobilidade no interior destes ambientes.

As formigas, em geral, são oportunistas e onívoras, ou seja exploram os ambientes urbanos em busca de alimento. Alguns fatores podem influenciar na ocorrência em especial nos hospitais: devido à estrutura arquitetônica e proximidade a residências. As formigas podem ser levadas para dentro do ambiente hospitalar via embalagens de medicamentos que transportam ninhos e por alimentos que contenham algum atrativo.

As formigas mais comuns em ambiente Hospitalares são:

Nos vários ambientes hospitalares foi observada a presença das espécies de bactérias Salmonella sp, Staphylococcus aureus, Klebsiella sp e Acinetobacter sp, transportadas por formigas. Tais bactérias são causadoras de salmonelose, gastroenterite e até mesmo pneumonias, infecções no trato urinário, contaminação nos serviços de cuidados intensivos e infecções neonatais.

Antes de qualquer iniciativa de controle é muito importante conhecer a situação do local, sendo muito importante identificar as espécies, pois cada uma possui características específica e requer estratégias individuais de controle.

O controle de formigas está baseado nos métodos clássicos, tais como, o uso de químicos altamente venenosos e persistentes, que podem causar riscos à população humana e ao meio ambiente, além de fragmentação dos ninhos, elevando a população destes insetos. O controle efetivo de formigas depende da espécie envolvida, da natureza da infestação e da localização do ninho. Se o ninho for localizado, ele pode ser eliminado com o uso de água quente com detergente ou qualquer inseticida convencional. A identificação correta auxilia no controle e facilita encontrar o ninho. Atualmente existem moléculas com baixa toxicidade aos humanos, além de iscas.

Referências:
Mariana Monteiro de Castro. Interações Ecológicas e Comportamentais da Assembleia de Formigas em Ambiente Hospitalar. Doutorada em Ecologia do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 31/10/2013. Depoimento feito ao Biólogo Bruno Corrêa Barbosa.

Campos-Farinha, A.E.C.; Justi-Junior, J.; Bergmann, E.C.; Zorzeon, F.J.; Netto, S.M.R. 1997. Formigas urbanas. Boletim Técnico do Instituto Biológico, 8:5-20.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!