Língua geográfica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A língua geográfica, mais corretamente denominada glossite migratória benigna, ou ainda, eritema migratório, trata-se de uma condição benigna que acomete a língua, caracterizada pela presença de lesões erosivas eritematosas, com bordas irregulares, pouco salientes, cinzento-esbranquiçado, e que lembram o contorno de um mapa.

Não se sabe a causa da língua geográfica. Acredita-se que pode estar relacionada ao estresse emocional, infecções fúngicas e bacterianas. Além disso, esta condição também pode ter caráter genético ou estar ligada a outras causas, como psoríase, dermatite seborréica, síndrome de Reiter, atopia e deficiências nutricionais.

Apesar de acometer indivíduos de todas as idades, este distúrbio costuma surgir nos primeiros anos de vida de um indivíduo e habitualmente some até os 7 anos de idade.

As placas podem aumentar gradativamente, levando à descamação das papilas filiformes, que possuem formato cônico e função abrasiva; permanecendo, as papilas fungiformes, que possuem função gustativa e formato de cogumelo, como pontos mais elevados. Contudo, estas lesões não alteram o paladar e podem regredir espontaneamente. Apesar de esta condição ser assintomática, alguns fatores, como bebidas alcoólicas, alimentos condimentados ou ácidos podem ocasionar ardência e queimação na língua.

O diagnóstico é clínico, devendo ser analisadas as características das lesões. No entanto, em raros casos, pode ser necessário realizar biópsia ou cultura.

O diagnóstico diferencial envolve a candidíase, a leucoplasia, o líquen plano e o lúpus eritematoso.

Uma vez que esta condição apresenta natureza autolimitante e tipicamente é assintomática, não há necessidade de realização de tratamento. Contudo, quando há a presença de sintomas, o tratamento é basicamente sintomático.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_geogr%C3%A1fica
http://www.odontodicas.com/artigos/lingua_geografica.htm
http://www.clinicalucano.com/otorrinoefono/linguageog.htm
http://www.institutodosorriso.com.br/?cont=linguageografica

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!