Meteorismo

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O meteorismo consiste na presença exacerbada de gases no trato gastrointestinal, mais especificamente no intestino, ocasionando espasmos intestinais e distensões abdominais.

Geralmente é resultante de um processo de aerofagia (engolir ar) inconsciente. Outras situações que estão ligadas ao meteorismo são: engolir os alimentos rapidamente ou em situações de estresse; consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono não absorvíveis, o que causa o aumento da fermentação no cólon; mudanças abruptas na alimentação, como no aumento da ingestão de fibras; consumo de antibióticos que alteram a flora intestinal.

Os sintomas causados pelo meteorismo são:

Embora existam alguns fármacos que auxiliam no alívio dos sintomas do meteorismo, o mais adequado é fazer uma mudança gradativa da dieta, diminuindo a ingestão de alimentos que produzem mais gases, ingerindo-os mais vagarosamente.

Dentre os alimentos que devem ser evitados encontram-se: leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha; algumas verduras e legumes, como repolho, cebola, batata, rabanete, acelga, alcachofra, espinafre; cereais integrais; algumas frutas, como passas, damasco, abacaxi e ameixas; bebidas, como vinhos ou refrescos. Também é recomendado diminuir o consumo de leite e seus derivados, como iogurte e queijo fresco, bem como evitar consumir açúcar e consumo de balas e chicletes.

Fontes:
http://www.orientacoesmedicas.com.br/respostas_selecionadas.asp
http://www.tuasaude.com/meteorismo/
http://medicinahoje.com.br/consultar-doencas/outras/meteorismo.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!