Países mais afetados pelo coronavírus

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Atualidades, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Em dezembro de 2019 a China identificou uma enfermidade desconhecida causada por uma nova variação de um vírus pertencente ao grupo do coronavírus, o Sars-CoV-2, que causa a doença COVID-19. Em casos mais brandos é bem similar a uma gripe, mas pode ser fatal em algumas pessoas. Em fevereiro a patologia se alastrou por toda Ásia. No segundo trimestre do ano de 2020 a doença avançou mundialmente e logo em março a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia da doença.

Os dados epidemiológicos emitidos pelos os países comprovam que os países mais afetados pelo coronavírus não necessariamente possuem a mesma proporção em número de mortes . A África do Sul pode ser utilizada como exemplo, pois está em uma das posições mais altas com o número de afetados pelo o Sars-CoV-2, mas o número de mortos em relação ao número de casos é bem abaixo de outros países. Os países com maior número de infectados foram (até setembro/2020): Estados Unidos, Índia, Brasil, Rússia, Espanha, Argentina, Colômbia, França, Peru, México e Reino Unido.

# País Número de casos
1 Estados Unidos 8.417.048
2 Índia 7.593.994
3 Brasil 5.237.961
4 Rússia 1.415.316
5 Espanha 1.015.795
6 Argentina 989.680
7 Colômbia 959.572
8 França 910.277
9 Peru 868.675
10 México 851.227

Países com mais casos de COVID-19 (em 19/10/2020). Fonte: Worldometer

O número de contágios seguiu flutuando de acordo com o seu avanço. O primeiro país fortemente afetado (desconsiderando a China, origem da doença) foi a Itália. Imagens de comboios de caminhões militares carregando os mortos pela doença chocaram o mundo. Rapidamente o governo daquele país decretou "lockdown", medida que restringia a saída das pessoas de suas casas, exceto para casos de extrema necessidade.

No fim de março de 2020, na Inglaterra com apenas 3 meses após a descoberta do Sars-CoV-2 eram contabilizados 6 mil novas pessoas infectadas diariamente, mas estudos apontam que pela defasagem de controle dos dados epidemiológicos reais a estimativa é que nesse mesmo período o número de contágios era superior, chegando a 100 mil casos diários. No continente americano pode ser observado o mesmo fenômeno.

Os dados epidemiológicos mostram que nos países mais afetados não se prepararam adequadamente para a doença. Em alguns deles os chefes de Estado até mesmo menosprezaram a doença e sua letalidade, praticando o negacionismo. Assim, houve um grande número de contágios em países como Estados Unidos e Brasil. Com a  implementação das medidas de isolamento social o número de casos atingiu uma estabilidade, principalmente referente aos números de óbitos diários, e em um terceiro momento houve um declínio conforme o endurecimento das medidas.

Após a diminuição do número de contaminados vários países começaram a flexibilizar as medidas preventivas no intuito de reaquecer a economia, que declinou fortemente com o fechamento de lugares que possuíam grande aglomeração e não são considerados essenciais como o comércios, bares, casas de shows, cinemas, escolas, academias, restaurantes, e até espaços públicos de uso comunitário como praias e parques. Após a reabertura desses lugares, alguns países, como a França, Itália, Reino Unido, Holanda e Espanha começaram a identificar a segunda onda de infecção, fazendo com que algumas medidas sanitárias voltassem a serem impostas pelos governos.

Referencias:

https://epoca.globo.com/sociedade/coronavirus-que-pode-explicar-segunda-onda-menos-mortal-de-covid-19-no-mundo-1-24631157

https://jornal.usp.br/atualidades/flexibilizacao-do-isolamento-tende-a-endurecer-pandemia/

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/15/europa-acelera-restricoes-ante-segunda-onda-do-coronavirus.ghtml

https://www.ecodebate.com.br/2020/07/31/os-12-paises-com-mais-pessoas-infectadas-pelo-coronavirus/

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53047836

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!