Período de incubação do novo coronavírus

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Ouça este artigo:

Período de incubação é um termo muito usado para doenças transmissíveis e compreende o intervalo de tempo entre a infecção inicial e o início dos primeiros sinais e sintomas. Esse período varia de um microrganismo para outro e depende também da virulência, que é a capacidade do agente infeccioso de produzir casos graves e fatais, da carga do microrganismo patogênico (a quantidade de organismos que entraram no corpo) e da resistência do hospedeiro.

Quanto mais virulento um organismo, maior é capacidade de causar infecção que ele possui. Se o sistema imunológico do hospedeiro for competente (imunocompetente), o microrganismo terá dificuldade de causar a doença. Ao contrário, se for um indivíduo imunodeprimido, mais fácil será para o microrganismo se instalar e causar a doença.

O período de incubação fornece também, informações sobre a dinâmica da transmissão da doença. Essas informações facilitam a aplicação de medidas de controle como quarentena e isolamento social. Fornecem também subsídios que auxiliam no diagnóstico da doença, baseados nos sintomas e na história clínica dos pacientes.

Período de incubação do SARS-CoV-2 e pandemia da covid-19

A pandemia da covid-19 vem impondo restrições em todo o mundo. Por outro lado, os cientistas têm estudado a doença e o agente com uma velocidade recorde para compreendê-la e melhorar o tratamento. Em termos gerais, um indivíduo sintomático, ou seja, que possui os sintomas de uma doença, pode transmiti-la para outras pessoas. Mas na Covid-19 foi descoberto que indivíduos levemente sintomáticos ou mesmo assintomáticos também podem transmiti-la, pois o vírus está ativo e se multiplicando no organismo.

O período de incubação do novo coronavírus pode levar até 14 dias. Ilustração: krissikunterbunt / Shutterstock.com

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da COVID-19 esse intervalo entre a infecção pelo vírus e o início dos sintomas (quando presentes), varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de cinco dias. É recomendado que o paciente positivo para COVID-19 fique em quarentena por 14 dias, mesmo que esteja assintomático. Sabendo-se o período de incubação da doença é possível entender a dinâmica da doença e permitir que sejam implementadas estratégias de contenção, para se evitar a disseminação da enfermidade para toda a população.

O conhecimento do período de incubação das doenças é uma ferramenta epidemiológica poderosa para se entender a cadeia de transmissão da doença e conseguir limitar a sua transmissão.

Bibliografia:

Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus? Disponível em: https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-e-o-tempo-de-incubacao-do-novo-coronavirus Acessado em 20/11/2020.

Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo_principios_epidemiologia_2.pdf Acessado em 20/11/2020.

Período de incubação de Coronavirus. Disponível em: https://www.news-medical.net/health/Coronavirus-Incubation-Period-(Portuguese).aspx Acessado em 20/11/2020

 

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde