Astrum Argentum

A Astrum Argentum é uma ordem de cunho Ocultista fundada por George Cecil Jones e Aleister Crowley em 1907 e é dedicada a evolução espiritual utilizando a Lei de Thelema.

Tal ordem foi fundada em 1907 em cima da estrutura de umas das mais influentes ordens magicas dos Séculos XIX e XX, a Golden Dawn (The Hermetic Order of Golden Dawn). Ambos foram membro da Golden Dawn e após algumas desavenças, decidiram fundar uma versão própria.

Tudo começou com uma celebração do velho ritual do Adeptus Minor em julho de 1906, ambos foram envolvidos em uma experiencia mistica que ultrapassou os resultados que eram esperados. Dois dias mais tarde, discutiram a possibilidade da criação de uma nova Ordem, e Jones queria a autorização de uma autoridade de grande escalão. Assim, celebraram o ritual do Equinócio de Outono e continuaram a desenvolver a base do novo sistema.

Entre os meses de setembro e dezembro algumas coisas boas para os dois aconteceram. Nesse período conhecemos apenas o que Aleister Crowley estava fazendo, pois todos seus passos eram anotados em seu diário, agora em relação a Jones, não se sabe bem o que ele estava fazendo nesse período. No mês de dezembro ambos prepararam cautelosamente suas admissões à Ordem. O natal passaram juntos e posteriormente um validou a entrada do outro na Ordem, e receberam a autorização que gostariam.

Em 1911 devido a toda publicidade que Crowley fazia de si mesmo e da publicação de materiais, no caso a obra dele chamada The Equinox (ou em português O Equinócio), a ordem começa a ser atacada por vários jornalistas e foi acusada de ser uma sociedade satânica e pervertida. Crowley foi, e é considerado por muitos, até hoje, o homem mais perverso do mundo, oque elucida muito bem toda a critica que os fundadores e a ordem receberam.

A partir de todas essas criticas, o tabloide The Looking Glass, insinuou que Jones e Crowley tinham uma relação homossexual. Crowley era bissexual assumido, porém na Inglaterra Vitoriana, isso era motivo de um grande escândalo. Jones então entra com um processo contra esse tabloide, mais a situação foi muito tendenciosa. A testemunha de defesa do jornal inglês foi S.L Mathers, ex instrutor da Golden Dawn, e ex amigo de Crowley, com quem teve grandes desentendimentos e participaria disso querendo vingança.

No final de tudo, Jones rompeu com Crowley, porém a Astrum Argentum não se enfraqueceu, pelo contrario mantem sua existência até hoje, mesmo sofrendo mutação e adquirindo novas formas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrum_Argentum
http://www.astrumargentum.org

Arquivado em: Sociedades Secretas