O Casamento Suspeitoso

O Casamento Suspeitoso” é uma comédia de autoria do escritor paraibano Ariano Suassuna, e se caracteriza pela proximidade com a literatura de cordel e com os folguedos populares nordestinos. A Obra conta a história de Geraldo e Lúcia, os noivos, e de seu casamento com todos os interesses que o rodeiam.

É a chamada “comédia de costumes”, ou seja, uma obra literária que brinca com os costumes e cultura do povo, trazendo para eles uma certa irreverência. Neste caso, o noivo é enganado pela noiva e por sua mãe, Suzana, para armar o tal “Golpe do Baú”, ou seja, casar com um homem rico interessada apenas na sua fortuna. Quem acaba ajudando o rapaz é sua mãe, dona Guida, juntamente com os empregados da casa, que, desconfiados da índole e da conduta de Lúcia acabam tentando impedir que o casamento se realize.

A obra foi escrita pela primeira vez em 1957 e traz um retrato bem humorado das origens culturais brasileiras. No desenrolar da história, muitos são os apelos para a imaginação do leitor. É uma típica obra da literatura regionalista brasileira.

A Obra virou peça teatral e foi estreada no Teatro do Ator em São Paulo.

FONTE:
http://ondequando.com/event/22649/Teatro:-%22O-Casamento-Suspeitoso%22-de-Ariano-Suassuna?editkey=0&year=2012&month=02&day=10&place=0&calendartype=auto&begin=0&total=25
http://o-casamento-suspeitoso.blogspot.com/2010/03/obras-de-ariano-suassuna.html

Arquivado em: Teatro