Baterias de Celular

As Baterias de Celular podem ser chamadas de Baterias de Íon-Lítio. Carregam este termo pois sua matéria-prima básica é o Lítio, capaz de produzir uma tensão duas vezes maior do que as sucessoras baterias feitas de Zinco-Carbono ou Alcalina, em média possui 3 volts. As baterias de celular feitas deste material são recarregáveis, proporcionam maior tempo de uso e armazenam mais energia. O funcionamento da bateria é basicamente permitir que o fluxo de elétrons negativos seja revertido para o positivo, e desta maneira a energia elétrica é direcionada para a estrutura de lítio.

Atualmente existem mais de quatro tipos de baterias, além da Íon-Lítio. O Níquel Híbrido, Lítio Polímero e Níquei-Cádmio. A última tecnologia é conferida a bateria do tipo Lítio Polímero, a qual é mais leve e mais segura contra eventuais explosões. As baterias mais comuns são as de Íon-Lítio, pois seu processo de fabricação é mais viável além do tempo de recarga ser muito rápido e chegar até 80% da capacidade.

As baterias de Níquel Híbrido tem um formato maior e são mais pesadas, no entanto oferecem maior durabilidade. A bateria de Níquel-Cádmio se caracterizam por ter uma tecnologia já ultrapassada e raramente encontrada em algum aparelho, eventualmente podem apresentar falhas na memória, isso acontece quando é feita a recarga antes de mais de 50% de sua capacidade, pois o sistema não a identifica e a torna "viciada".

A bateria do celular pode ter maior desempenho se utilizada seguindo algumas orientações, tais quais: em locais fora da área de cobertura da rede, é preferível desligar o aparelho, pois desta forma a carga da bateria se torna mais eficiente. Se o sinal estiver muito fraco, considere a possibilidade de manter o aparelho desligado, não comprometendo o dinamismo da carga. Diminuir o nível do brilho da tela (em celulares que permitem isto), desligar o 3G quando não estiver em uso, entre outras medidas.

As fabricantes de baterias de celular são as marcas Huawei, Pisen, Nohon e a composição de uma bateria é formada pelas células de Íon, que podem ser no formato cilíndrico ou piramidal. Uma bateria tem sensores de temperatura, cabo conector, conversor de tensão e circuito regulador de tensão. Todas as células são cobertas por uma película de metal, pois este material protege os componentes e mantém a bateria na temperatura adequada.

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium1.htm
http://www.tecmundo.com.br/celular/1810-oito-dicas-para-a-bateria-do-seu-celular-durar-mais.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_de_l%C3%ADtio

Arquivado em: Tecnologia