TV LED

A Tecnologia LED (Light Emitting Diode), traduzido para o português como Diodo Emissor de Luz,  pode ser definida basicamente como um componente de emissão de luz, cuja tecnologia permite o controle da intensidade de acordo com a localização no espaço da tela. O resultado é a imagem de tons e cores sem saturação, com aspectos mais reais e nítidos. A diferença dos televisores convencionais (LCD e Plasma) se dá pela resolução da imagem e consumo de energia.

O televisor com tecnologia LCD (Liquid Crystal Display) em português chamado de display de Cristal Líquido, utiliza componentes em sua construção que o deixam mais leve e um sistema de luz fria (iluminação fluorescente contínua) o qual possui a mesma luminosidade utilizada nos monitores padrões, no entanto possui filtros que bloqueiam a emissão de raios que podem prejudicar a visão. Este tipo de sistema é altamente indicado para ambientes abertos e claros, pois a tela não reflete as imagens. E para finalizar o quadro comparativo, o televisor com tecnologia de Plasma é deficiente na função brilho, no entanto o contraste  é mais real por possuir uma tela compartilhada em milhões de células, as quais são iluminadas uma a uma, e quando acesas formam a imagem total exibida na tela. Em uma escala de consumo, pode-se estabelecer  que a Tv de Plasma consome muita energia, a LCD estaria no médio consumo e a LED no baixo consumo, pois é a que possui maior capacidade de gestão de  consumo de energia.

Uma vez explicada as diferenças entre as três, a  Tv LED utiliza a CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamps), a qual utiliza a lâmpada fluorescente de cátodo frio, cuja gama de cores é enorme. Além deste mecanismo, são utilizados outros dois tipos de iluminação traseira, denominados Edge-lit (Iluminação da Borda) e a Local Dimming (Iluminação por redução local). A primeira dispõe os LEDs em faixas contínuas por toda área do monitor, o que facilita a produção de televisores muito mais finos e cerca de 30% mais econômicos no consumo de energia. A segunda leva este nome justamente pelas milhares de pequenas lâmpadas modelo XBR8 (Sony), enfileiradas em uma estrutura atrás do monitor. Por conta da super tecnologia, este sistema pode acionar individualmente uma parte das lâmpadas, apagar completamente ou acender todas, o que proporciona uma experiência diferenciada para quem assiste a um filme com inúmeros recursos gráficos.

Por fim, outro aspecto que faz a Tv LED dar um show de imagem, é a cor. Os televisores de LED utilizam lâmpadas na composição RGB (Red, Green & Blue), sendo que cada grupo é composto por duas lâmpadas da cor verde ao lado de uma azul e outra vermelha, que combinadas formam uma imensa gama de cores e nitidez incríveis.

Fontes:
http://www.connectionworld.org/o-que-e-tv-led/
http://pt.wikipedia.org/wiki/LED_TV

Arquivado em: Tecnologia