Estrutiocultura - Criação de Avestruz

O avestruz apresenta como característica marcante seu tamanho (pode atingir até 2,80m de altura) e sua incapacidade de voar. Essa ave proporciona uma diversidade de produtos (carne, plumas, couro, ovos...) fazendo com que o produtor tenha uma variável fonte de renda através de um único animal.

As principais raças comercializadas são a Black Neck (animal já com considerável seleção genética), Blue Neck (agressividade marcante) e Red Neck (também de agressividade marcante). É preciso destacar que o avestruz por ser uma ave pode ser acometido pelas mesmas doenças, por exemplo, dos frangos de corte (as principais são a gripe aviária e a Newcastle).

Os cuidados para se construir as instalações dos animais são as mesmas que devemos tomar para outras criações. Piquetes que permitam a movimentação dos animais, cuidados em relação a sombreamento (bem-estar animal), distribuição adequada de água e comedouros suficientes para todos os animais devem ser dimensionados. Deve ser priorizado o uso de forrageiras que suportam o pisoteio e o pastejo dos animais (mesmo sabendo que a alimentação será oferecida no cocho).

A alimentação pode ser baseada em alguma gramínea de alto valor nutricional (NDT, PB) como fenos de alfafa ou semelhantes e suplementados com ração comercial para avestruzes (pode ser encontrada sem dificuldade no comércio).

Tratando-se de mercado, a criação de avestruz pode ser muito rentável, tendo-se um controle bastante rígido quanto aos custos de produção. Uma das áreas mais rentáveis atualmente é a de venda de reprodutores. Como a atividade está crescendo, novos criadores surgem a cada dia necessitando de matrizes e reprodutores para a atividade.

A atividade deve ser implantada com a ajuda de um profissional da área, alguns aspectos biológicos das aves. Um dos principais gargalos está na segmentação da cadeia produtiva que ainda não está completa (principalmente frigoríficos para o abate das aves e sua distribuição para os consumidores).

Tabela 1. Dados Zootécnicos da criação de avestruz.

Vida útil (anos) 40
Ovos/ano 50
Idade da primeira postura (meses) 30
Crias/ano 30
Incubação (dias) 42
Plumas/animal/ano (Kg) 1,2
Couro (m²/animal) 1,2
Idade de abate (meses) 13
Peso de abate (Kg) 120
Rendimento de carcaça (%) 50
Rendimento de carne limpa (Kg) 40
Estação produtivaFontes
http://www.rancho4s.com/criacao.php
http://www.ceplac.gov.br/radar/semfaz/avestruz.htm

Arquivado em: Zootecnia