Porto Rico

Estado Livre Associado de Porto Rico (Estado Libre Asociado de Puerto Rico em espanhol; Commonwealth of Puerto Rico em inglês) é um território não-incorporado dos Estados Unidos da América. Localizado a nordeste do mar do Caribe, leste da República Dominicana e a oeste das Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, sua capital é San Juan. Com uma área total de 8.959 km², seu tamanho é um pouco maior que o do Distrito Federal. A população é de cerca de 4 milhões de habitantes, na maioria seguidores do cristianismo de rito católico. As línguas oficiais são o inglês e o espanhol. A moeda corrente é o dólar americano.

O território controlado pelos norte-americanos consiste na ilha de Porto Rico, mais as ilhotas adjacentes de Vieques, Culebra e Mona. Sob a fórmula da Commonwealth, seus habitantes não possuem representação no congresso norte-americano e não participam das eleições presidenciais. Ao mesmo tempo, os portorriquenhos são cidadãos norte-americanos, sujeitos ao serviço militar e às leis federais. O governador é eleito diretamente para um mandato de quatro anos. De 1940 a 1968, a política de Porto Rico foi dominada por um partido defensor da associação voluntária com os EUA. Desde então, o Novo Partido Progressista, favorável à transformação de Porto Rico estado norte-americano, ganhou cinco das últimas oito eleições para governador.

Quando Cristóvão Colombo chegou em 1493, a ilha era habitada pelos pacíficos índios Arawak, que estavam sendo desafiados pelos índios caribe. Subdesenvolvido até 1830, Porto Rico experimenta um certo progresso com as plantações de cana, café, e tabaco. A partir daí, surgem as pressões pela independência, e a Espanha concede poderes amplos e governo próprio em 1897. Mas, durante a Guerra Hispano-Americana de 1898 os americanos invadem Porto Rico, e a Espanha cede o território aos EUA.

Um programa de auto-ajuda do desenvolvimento econômico e bem-estar social chamado "Operação Bootstrap" foi lançado na década de 1940 pelo governador Luis Muñoz Marín. Em pouco mais de quatro décadas, grande parte da pobreza esmagadora da ilha foi eliminada. Isso foi feito, em parte, através do desenvolvimento de indústrias de manufatura e serviços, relacionados com um enorme crescimento no turismo. Além disso, muitos portorriquenhos migraram para as grandes cidades dos EUA. Hoje, Porto Rico é um importante pólo regional de comércio, finanças, turismo e comunicações. A 6 de novembro de 2012, o território vai realizar um referendo sobre a independência, soberania, ou a manutenção do status atual. A votação acontecerá no mesmo dia da eleição presidencial norte-americana, sendo o quarto referendo sobre o status político de Porto Rico. Os anteriores, realizados em 1967, 1993, 1998, resultaram todos a favor da manutenção do status atual.

Bibliografia:
Puerto Rico. Disponível em: < http://www.infoplease.com/ipa/A0113949.html >. Acesso em: 09 out. 2012.
Mapa: http://www.pomfret.ctschool.net/cultural%20arts%20visits/puertorico.htm

Arquivado em: América