Intestino Delgado

O Sistema Digestório é constitui-se pela boca, laringe, estômago e intestino, sendo este último, dividido anatômica e funcionalmente em duas porções: grosso e delgado. O intestino delgado é um tubo digestivo localizado entre o estômago e o intestino grosso, é a porção do Sistema Digestório responsável por absorver a maior parte dos nutrientes que ingerimos.

Anatomia do Intestino Delgado

Partes do intestino delgado: duodeno, jejuno e íleo. Ilustração:  La Gorda / Shutterstock.com

Partes do intestino delgado: duodeno, jejuno e íleo. Ilustração: La Gorda / Shutterstock.com

Anatomicamente essa estrutura conta com aproximadamente 6m de comprimento por 4cm de diâmetro, sendo dividido em três regiões distintas: o duodeno, localizado próximo ao estômago (cerca de 25 cm), o jejuno (2,5 metros), que é a parte central, e o íleo (3,5 m), próximo ao intestino grosso. Essas duas últimas regiões são difíceis de serem identificadas e diferenciadas, sendo constante e corretamente chamados de jejunoíleo.

Funcionalidade

O estômago e o duodeno são separados por um esfíncter muscular chamado piloro, por onde o conteúdo estomacal é destinado ao intestino delgado para o início do processo digestório, em quantidades que este é capaz de digerir.

Quando cheio, o instino delgado passa a receber a bile, que é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, e o suco pancreático, vindo do pâcreas, além do suco intestinal, produzido pela própria parede do intestino. Os movimentos peristálticos (contrações rítmicas)  fazem com que o conteúdo oriundo do estômago (quimo) se misture com essas secreções, transformando-se em quilo. Quando o material encontra-se neste estado, o nosso organismo absorve os produtos e nutrientes úteis para o corpo através das vilosidades e microvilosidades da parede intestinal, que são pregas que aumentam a área de superfície absorvente.

Funcionalmente, o processo digestório se dá predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno, enquanto as porções mais inferiores e o íleo são responsáveis pela absorção dos nutrientes e algumas vitaminas vitais.

A parede do intestino é altamente vascularizada, dessa forma, uma vez que os nutrientes são absorvidos pelas vilosidades, os vasos sanguíneos os transportam para o fígado através da veia porta e para a corrente sanguínea, a fim de alcançar todas as células do nosso corpo. Dá-se o nome de assimilação a este processo de utilização das substancias absorvidas para constituir e fornecer energia ao organismo.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intestino_delgado
http://www.webciencia.com/11_13intes.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/1183/1/INTESTINO-DELGADO/Paacutegina1.html