Arte no Neolítico

Para entendermos a arte no neolítico será necessário fazer uma contextualização dos tempos históricos. A Idade da Pedra corresponde ao período Paleolítico e Neolítico uma vez que a pedra foi matéria-prima para construção de utensílios, no entanto o período Paleolítico ficou também conhecido como Idade da Pedra Lascada em função dos objetos fabricados em pedras receberem um tratamento mais rudimentar em comparação ao período Neolítico que também é conhecido como Idade da Pedra Polida. No neolítico os utensílios em pedra mostravam acabamento mais apurado da pedra seja com o polimento ou com técnicas de fio e corte.

O período Paleolítico deu espaço a cerca de 10mil a 5mil a.C. ao período Neolítico que corresponde a fase cujo os homens começaram a domesticar animais e cultivar sua própria alimentação. Essa situação fez com que os homens desse período se estabelecessem em comunidades, criando uma nova disciplina, diferentemente da vida nômade nos homens do Paleolítico. É importante notar que a passagem de um período para o outro, deu-se de forma lenta. O homem não deixou totalmente de caçar, mas as comunidades criadas, em função da agricultura, passaram a adquirir hábitos mais disciplinados e sustentáveis. Assim, esse período foi decisivo na transformação da cultura daquelas civilizações, bem como teve reflexos expressivos nas artes. Destacam-se no período Neolítico grande variedade de invenções e capacidades como a descoberta da cerâmica pela cozedura do barro, tecelagem e métodos básicos de arquitetura em madeira ou pedra.

Stonehenge. Foto: Walencienne / Shutterstock.com

Stonehenge. Foto: Walencienne / Shutterstock.com

Os utensílios fabricados em argila consistiam em recipientes frequentemente decorados com desenhos abstratos. A maneira de desenhar também teve transformações significativas. No neolítico, além das pinturas de animais na rocha, também são registrados a vida cotidiana dos habitantes, a figura humana passou a ser o tema principal. Além disso, os traços das figuras representadas, com frequência, sugeriam movimento e agilidade como a representação de pessoas dançando. Foi nesse período também que formas começam a se geometrizar.

Quanto à construção arquitetônica, ela geralmente estava relacionada a cultos religiosos. A construção mais impactante e preservada desse período é Stonehenge, no sul da Inglaterra. Esse impressionante monumento megalítico tem estrutura circular e foi construído entre 1800 a 1400 a.C., suas pedras pesam em torno de 25 toneladas. Há indícios de que seu objetivo tenha sido realizar rituais de adoração ao sol, pois toda estrutura volta-se para o ponto em que o sol nasce no dia mais longo do ano.

Referências:
JANSON, H. W e JANSON, Anthony F. Iniciação à história da arte, 2ªed. São Paulo, Martins, 1996.

Arquivado em: Artes