Classe Ascomycetes (Ascomicetos)

Por Fabiana Santos Gonçalves
Os ascomicetos compreendem o grupo mais numeroso de fungos, com cerca de 32.300 espécies descritas. Neste grupo estão os fermentos e os populares bolores que estragam os alimentos. Existem espécies que causam doenças em vegetais.

Morfologia

Foto: Arina P. Habich / Shutterstock.com

Foto: Arina P. Habich / Shutterstock.com

As leveduras são unicelulares. A maioria dos ascomicetos possui talo filamentoso e suas hifas possuem septos transversais perfurados para que o citoplasma e o núcleo possam se mover de uma célula para outra. Estas células normalmente possuem apenas um núcleo. A parede celular é composta de quitina.

Ambiente

A maioria das espécies de ascomicetos é terrestre, mas existem representantes marinhos associados com algas, formando liquens.

Reprodução

A reprodução assexuada ocorre pela formação de conídios multinucleados, um tipo de esporo.

A reprodução sexuada ocorre da seguinte forma: as hifas homocarióticas formam os ascogônios (gametângios femininos) e os anterídios (gametângios masculinos). Quando os dois se encontram e são compatíveis, ocorre a plasmogamia, que é a fusão destas estruturas, porém parcialmente.

Na estrutura feminina que sofreu fecundação vão brotar hifas com núcleos haplóides e heterocarióticos, pos são resultado da fusão de dois talos. Na extremidade destas hifas formam-se ganchos, por onde cresce o micélio, formando células com dois núcleos (1 feminino e 1 masculino). Um tempo depois ocorre a cariogamia, formando um núcleo diplóide, e por meiose forma 4 núcleos haplóides, logo após sofre mitose, formando 8 núcleos haplóides, que formam 8 esporos.

Quando os ascósporos germinarem, darão origem a um micélio uninucleado e outro haplóide, que se reproduzem assexuadamente por conidiósporos.

Importância econômica

Os ascomicetos são grande decompositores. Possuem grande utilidade na indústria alimentícia através dos fermentos, na produção de pães, bolos, bebidas alcoólicas e até na produção de combustíveis como o álcool. O LSD também é extraído dos ascomicetos.

fungo do gênero Penicillium é utilizado na fabricação de antibióticos e dá sabores e cheiros característicos a queijos como Roquefort.

Algumas espécies causam prejuízos, pois decompõem alimentos e parasitam plantas.