Diatomáceas

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Na divisão Bacillariophyta encontramos as diatomáceas, que são organismos unicelulares ou coloniais e os mais importantes do fitoplâncton.

As diatomáceas são eucarióticas, possuem como pigmento a clorofila a, c1 e c2, xantofilas e carotenóides. Como produto de reserva possui a crisolaminarina e óleos. A parede celular é composta por sílica e o gameta masculino possui flagelo (Ordem Centrales).

Ambiente

A maioria das espécies ocorre no ambiente marinho, sendo os mais importantes do fitoplâncton. Também existem espécies de água doce e de ambientes terrestres úmidos. Algumas espécies são saprófitas e outras fazem simbiose.

Morfologia

A maior parte das espécies é unicelular, havendo formas coloniais. As colorações predominantes são marrom-amareladas, verde-amareladas ou marrom-escuras.

Diatomácea cêntrica, do gênero Suriella. Foto: Dr. Norbert Lange / Shutterstock.com

Organização celular

A parede celular é chamada de frústula e é formada por duas valvas que se encaixam: a epiteca e a hipoteca. O local onde as valvas se encaixam chama-se pleura. A composição da parede é de sílica, que dá resistência, e carboidratos.

As diatomáceas possuem os pigmentos clorofila a, c1 e c2, carotenóide (fucoxantina), beta-caroteno e xantofilas.

A crisolaminarina é o produto de reserva e se acumula no citoplasma, em forma de vesículas. Os óleos estão no citoplasma ou nos cloroplastos.

Os gametas masculinos da ordem centrales possuem um flagelo.

Diatomácea penada, também do gênero Suriella. Foto:Dr. Norbert Lange / Shutterstock.com

Reprodução

  • Reprodução vegetativa: Ocorre através de divisão binária, porém logo após a divisão, uma das células é um pouco maior que a outra.
  • Reprodução espórica: Formam esporos chamados estatosporos em condições adversas no ambiente.
  • Reprodução gamética: Pode ser oogâmica ou isogâmica. A reprodução oogâmica ocorre na Ordem Centrales, que possui ciclo de vida haplobionte diplonte. O gameta masculino chama-se anterozóide e possui um flagelo. O gameta feminino é aflagelado e chama-se oogônio. O zigoto formado chama-se auxósporo. A meiose ocorre na formação dos gametas.
  • A reprodução isogâmica ocorre na Ordem Pennales, que é haplobionte diplonte. Os gametângios se originam de células vegetativas e formam dois tipos de célula, uma imóvel e uma móvel por movimentos amebóides, que se fundem. O zigoto é chamado de auxósporo. A fusão de dois gametas da mesma célula é chamada de autogamia. Quando não ocorre o processo sexual nem meiose gamética, mas mesmo assim a célula mãe desenvolve um auxósporo, este processo recebe o nome de apomixia.

Importância econômica

Quando as diatomáceas morrem, as frústulas são depositadas no fundo dos lagos ou mares, pois são muito resistentes (formadas por sílica). E esses depósitos podem possuir milhares de extensão. Esses depósitos recebem o nome de terra de diatomáceas e podem ser usados industrialmente como filtros de líquidos nas refinarias de açúcar. Também podem ser usados como isolantes térmico, abrasivos e indicadores de locais que podem ter petróleo ou gás natural.

Arquivado em: Reino Protista
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: