Deserto de Sonora

Mestre em Ecologia (UERJ, 2016)
Graduada em Ciências Biológicas (UFF, 2013)

O Deserto de Sonora, também conhecido como Deserto Gila e Baixo Deserto, é um bioma que se localiza na América do Norte e abrange no sudoeste dos Estados Unidos os estados da Califórnia e do Arizona (áreas nas cidades de Tucson, Scottsdale e Phoenix) e o norte do México. É um deserto de latitude média (ocorre entre os paralelos 30° e 50° N) e possui aproximadamente mais de 310.000 km² de extensão territorial e é o segundo maior deserto quente da América do Norte, ficando atrás apenas do Deserto de Chihuahua que tem 362.600 km² de extensão.

O clima no deserto de Sonora é característico deste tipo de bioma, ou seja, árido, com manhãs quentes com ar seco e temperatura elevada, podendo ultrapassar os 50°C no verão, e noites frias com queda da temperatura. As chuvas também são pouco comuns no deserto podendo ocorrer no período do inverno e no período do verão. Apesar da baixa precipitação é possível encontrar lagos em Sonora, onde é comum encontrar animais e habitantes no entorno.

Deserto de Sonora. Foto: Paul B. Moore / Shutterstock.com

É uma região com grande diversidade de fauna e flora que estão adaptados as condições deste tipo de ambiente. Entre os animais que podem ser encontrados no deserto de Sonora estão escorpiões, cobras, tartarugas do deserto, veado, antilocapras, morcegos-celestes e coiotes. De modo geral, a maioria dos animais fica ativa no período noturno quando as temperaturas estão mais baixas e a perda de água corporal para o ambiente é menor. Já a flora do local é caracterizada pela presença em abundância do cacto de Saguaro (Carnegiea gigantea), uma planta da família Cactaceae que pode atingir mais de vinte metros de altura e pesar mais de dez toneladas. Aparentemente os cactos desta espécie surgiram nesta região há aproximadamente oito mil anos. Eles crescem lentamente e podem viver durante muitos anos (mais de 180 anos). A florescência do cacto Saguaro geralmente ocorre no verão e no topo das suas ramificações, sendo a sua flor o símbolo do estado do Arizona, nos Estados Unidos. Arbustos pequenos e moitas também fazem parte da flora da região, assim como outros gêneros de cactos (Cylindropuntia sp. e Opuntia sp.).

Além da fauna e da flora, a paisagem do deserto de Sonora também é composta por grandes dunas em forma de estrelas também encontradas no deserto do Saara e da Namíbia. Estas dunas surgem como resultado a padrões irregulares de ventos, ou seja, ventos vindos de várias direções diferentes.

Deserto de Sonora, Arizona (EUA). Foto: Marc Turcan / Shutterstock.com

Em 1952, ao sul da cidade de Phoenix, foi fundado em pleno deserto de Sonora um museu, o Arizona-Sonora Desert Museum, que proporciona aos visitantes locais e aos turistas uma área a céu aberto onde é possível apreciar toda a diversidade de flora e fauna em seu habitat natural. O museu reúne uma galeria de arte, um zoológico, um jardim botânico e aquário; tudo visando à preservação da diversidade local através de programas de educação ambiental e projetos de conservação.

Referências Bibliográficas:

CHRISTOPHERSON, Robert W. Processos Eólicos e Ambientes áridos (Cap. 15). In: Geossistemas-7.ed.: Uma Introdução à Geografia Física, A interface Terra-Atmosfera (Parte III). Bookman Editora, 2012: 472-473 p. ISBN 9788540701069.

GAZETA DO POVO. ONU transforma reserva no deserto de Sonora em patrimônio da humanidade. 2013. < http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/onu-transforma-reserva-no-deserto-de-sonora-em-patrimonio-da-humanidade-bn66u2mhgepgvlmb39j6loj0u>

MUSEU DO DESERTO DE SONORA – ARIZONA. <https://www.desertmuseum.org/>

O deslumbrante deserto de Sonora. <http://www.visitearizona.com.br/o-deslumbrante-deserto-de-sonora/>

SUPERINTERESSANTE. Desertos Norte-Americanos: Altos e baixos num cenário contrastante. < http://super.abril.com.br/ideias/desertos-norte-americanos/>

Arquivado em: Biomas, Estados Unidos