Economia do Ceará

Por Thais Pacievitch
O PIB do Estado do Ceará em 2006 foi de US$ 40,9 bi, representando, desta forma, 3,1% ao ano (2002-2005).

O setor industrial está fortemente representado pelos setores de roupas e calçados, têxtil, químico, metalúrgico, alimentício. O distrito industrial de Maracanaú, situado na região metropolitana de Fortaleza, é um importante complexo industrial, que dinamiza a economia do Estado.

A criação de gado no Ceará é muito importante. Ali são criados bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Além desses, também são criados cavalos, asnos e aves.

Na Agricultura destacam-se os cultivos de: feijão, milho, arroz, algodão, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, tomate, banana, laranja, côco e, mais recentemente, uva.

Do solo cearense são extraídos: ferro, calcário, magnésio, granito, argila, petróleo, água mineral, sal marinho, grafite gesso e urânio bruto. O município de Santa Quitéria possui as maiores reservas de urânio do território brasileiro.

Atualmente, o Ceará recebe turistas do mundo todo, oferecendo, entre outras coisas, as seguintes opções:

1-Praias: destacam-se as praias da capital, Fortaleza (especialmente a Praia do Futuro), Jericoacoara, Canoa Quebrada, Aracati, e outras localidades costeiras.

2-Turismo Cultural: o artesanato local é feito em tecido (exemplo disto são aas rendas), madeira, cerâmica, palha, bambu e tricô. As pedras semi preciosas também são exploradas, transformadas em jóias, principalmente em Juazeiro do Norte, Quixadá e Quixeramobim. Em Fortaleza, destacam-se a casa de José de Alencar, o museu da Imagem e do Som, o museu do Ceará, o Memorial da Cultura Cearense, entre outros.

3-Turismo Religioso: com incontáveis manifestações de fé, as cidades que mais se destacam são: Juazeiro do Norte, Canindé e Quixadá.

4-Turismo de Aventura: podem acontecer em regiões montanhosas, no sertão ou nas praias, são eles: campeonatos de vôo livre, rapel, trekking, windsurf, kitesurf, surf, sandboard, etc.

5-Ecoturismo: devido à grande diversidade de ecossistemas o ecoturismo pode ser praticado em todo o Estado, destacam-se o Maciço de Baturité, onde há cascatas, muito verde e lugares adequados para a observação de pássaros, plantas e outras belezas naturais. O Parque Nacional do Ubejara, situado na região do Ibiapaba e muitos outros.

Fontes
CEARÁ. Portal de Serviços e Informações do Estado do Ceará. Acessado em 15 de dez. 2008. Disponível em: http://www.ceara.gov.br/