Plebeus

Por Fernando Rebouças
Na sociedade da Roma Antiga havia uma divisão em quatro classes sociais, o “povão” era designado como a plebe, que em latim provém do termo “plebem”. Os plebeus eram de Roma, mas não eram considerados integrantes da cidade.

Era considerados como um conjunto de pessoas à parte da sociedade, viviam no solo romano, mas não eram considerados parte de Roma. Os plebeus podiam comprar terras, pagar impostos e prestar serviços militares, mas não possuíam direitos políticos nem civis.

Enquanto que os patrícios, nobres que representavam a alta aristocracia romana não pagavam impostos e eram descendentes de lendários fundadores de Roma, os plebeus eram descendentes de imigrantes de outras áreas da península Itálica. Em geral, os plebeus trabalhavam com o comércio e o artesanato; não podiam participar do governo e nem se casar com os patrícios.

Além de imigrantes, os plebeus também eram formados por povos vencidos sob custódia do estado Romano, dos clientes e dos estrangeiros. Os plebeus não eram considerados cidadãos, principalmente, no período monárquico, fase em que suas famílias não eram legalmente reconhecidas pelo estado. Além do comércio e do artesanato, também viviam da agricultura, em muitas fases viviam ameaçados de escravidão se não pagassem impostos.

Somente na República Romana conquistaram o direito eleger os tribunos da Plebe. Depois da Lei Canuleia, os plebeus conquistaram o direito de se casarem com os patrícios e o direito de eleger magistrados plebeus. A estrutura da sociedade romana monárquica era a seguinte:

  • Patrícios: Aristocratas, detentores de privilégios e poderes políticos; eram grande proprietários de terras
  • Plebeus: A multidão, a população em geral, consistiam em  camponeses, pequenos agricultores, artesãos e comerciantes.
  • Clientes: Parte da população que não possuía terras e que dependiam da proteção das famílias patrícias.
  • Escravos: Classe formada por prisioneiros de guerras e por plebeus endividados com o estado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebe
http://www.culturabrasil.org/roma.htm
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u65.jhtm
http://pessoal.educacional.com.br/up/20021/1111376/t139.asp