Povos Ameríndios

Por Felipe Araújo
As denominações dadas aos habitantes do continente americano começaram após a chegada dos navegadores europeus. Entre várias tentativas de nomear os povos da América estão nativo americano, indígena e índio. Porém, até hoje ainda não se sabe como estes povos chegaram ao continente. As teorias são diversas, mas, a de maior aceitação indica que eles chegaram pelo Estreito de Bering, localizado ao Norte da Ásia. Esta faixa de terra faz uma divisão entre os E.U.A. e a Rússia. Na época da movimentação dos povos até a América, o mar estava em um nível mais baixo graças à glaciação. Desta forma, uma passagem de gelo natural foi formada entre a América e a Ásia, pela qual esta população chegou à América.

Outra hipótese indica que os povos ameríndios tenham chegado atravessando o oceano Pacífico. Assim, teriam vindo de partes da Ásia e da Oceania. De acordo com alguns historiadores, os primeiros povos da América teriam feito a migração há aproximadamente 70 mil anos e, devido à grande quantidade de pessoas, não poderiam ter utilizado apenas um caminho.

A nomenclatura que ficou mais conhecida para designar estes povos foi “índio”. Isso ocorreu devido a uma confusão feita por Cristóvão Colombo, líder da frota que alcançou o continente americano. Na verdade, Colombo achava que tinha descoberto as Índias, por isso nomeou desta forma os povos que encontrou no local. É por isso que atualmente as ilhas do Caribe ainda são chamadas de Índias Ocidentais.

No que se refere à América do Norte, os nomes dados a estes povos são: indígenas da América, nativos do Alasca, primeiras nações, índios americanos e povos aborígines. Um grupo que não se encontra nestas denominações são os esquimós (aleutas, yupik e inuit) e os métis encontrados na região do Canadá. Isso ocorre, pois tais populações apresentam características genéticas diferentes em relação aos outros índios.

Primeiros povos no Brasil

Apesar de não existirem fontes seguras, tudo indica que os primeiros povos que chegaram ao Brasil localizavam-se no Piauí. Eram grupos de coletores e caçadores que já dominavam o fogo e sabiam fabricar instrumentos de pedra. Segundo pesquisas arqueológicas realizadas na região de São Raimundo Nonato, localizado no interior do Estado, existem indícios da presença de seres humanos na região datados em 48 mil anos. Outra região em que foi encontrado um cemitério de ossos é Lapa Vermelha, em Minas Gerais, com registros de 12 mil anos de existência.

Fontes:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_amer%C3%ADndios
http://emdiv.com.br/pt/mundo/povosetradicoes/318-os-povos-amerindios.html