Aguarrás

Por Mayara Lopes Cardoso
Também conhecida como essência de terebintina, a aguarrás é um composto orgânico resultante da mistura de hidrocarbonetos alifáticos de alta volatilidade. Trata-se de uma substância líquida incolor, de odor característico, de alta fluidez, insolúvel em água, mas solúvel em diversos solventes orgânicos, como, álcool absoluto, benzeno, éter e clorofórmio.

Essa substância é produzida a partir da destilação por arraste de vapor de resina naturais de algumas coníferas, em especial, o pinheiro bravo. Muito se utiliza a aguarrás na produção de tintas, vernizes e resinas sintéticas (epóxi, poliéster, nitrocelulose, acrílica, fenólicas, entre outras), em que atua como diluente ou solvente. Em lavanderias, a aguarrás é usualmente empregada nos processos de lavagem a seco, em razão do seu custo menor, baixa toxidade e corrosividade, além de ser mais estável do que outros solventes sintéticos, como, por exemplo, o percloroetileno. É comum, ainda, o uso da aguarrás na fabricação de polidores, ceras para assoalhos, adesivos, tíneres, pesticidas, desinfetantes e produtos de limpeza; na síntese da cânfora, bem como na higienização de maquinários e ferramentas industriais.

Além de volátil, a aguarrás é, também, um composto muito de alta inflamabilidade, apresentando um ponto de fulgor aproximado de 45 °C. Nos casos em que a sua temperatura ultrapassa esse ponto de fulgor, a substância desprende vapores que, em contato com o ar, dão origem a uma mistura inflamável e,exatamente por isso, a exposição da aguarrás a chamas, faíscas e fontes de ignição deve ser evitada.

Tal composto apresenta ainda, um considerável teor de toxidez, nocivo à saúde humana. Em contato com a pele, os olhos e as vias respiratórias provoca irritações; o contato frequente ou periódico pode causar danos significativos ao sistema nervoso central. Sendo assim, o manuseio dessa substância requer uma proteção adequada: utilização de máscaras e luvas específicas para vapores orgânicos e voláteis.

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aguarr%C3%A1s
http://www.infopedia.pt/$aguarras