Carbonatos

Por Mayara Cardoso
Carbonatos são sais inorgânicos formados pelo ânion CO32-. A principal característica desse grupo de compostos é a insolubilidade em água: todos são insolúveis, com exceção do carbonato de amônio (NH4)2CO3 e dos de metais alcalinos (Li, Na,K , Rb, Cs e Fr). Podem ser formados a partir da reação de ácido carbônico (H2CO3) com óxidos básicos.

A reação de carbonatos com ácidos tem como produto o dióxido de carbono (CO2). Isso ocorre porque o contato com o íon H+ torna o carbonato mais instável e sujeito à decomposição, que produz o CO2. Esse processo consiste numa efervescência, que acontece, por exemplo, no estômago quando um antiácido é ingerido.

Os carbonatos são muito frequentes na natureza. Veja alguns dos principais compostos:

Carbonato de cálcio

Sal inorgânico representado pela fórmula química CaCO3, o carbonato de cálcio é muito encontrado na natureza, constituindo o mármore, o calcário, a argonita, a calcita, a casca do ovo, o esqueleto de conchas e corais. Utiliza-se o carbonato de cálcio na correção da acidez de solos e na fabricação do vidro (assim como os carbonatos em geral), cimento, aço, cremes dentais, medicamentos e outros.

Carbonato de sódio

O carbonato de sódio também conhecido como soda ou barrilha, é um sal branco, cuja fórmula química é Na2CO3. Sua principal aplicação é na produção do vidro comum, especialmente aqueles utilizados em embalagens. Também é utilizado na fabricação de sabões, detergentes, corantes, papéis, medicamentos e no tratamento da água de piscina.

Carbonato de potássio

Esse composto inorgânico de fórmula química K2CO3 é um sólido branco, muito conhecido também como potassa, cinza pérola ou sal de tártaro. O carbonato de potássio é usado na produção da porcelana, vidro, sabão, cerâmicas, esmaltes, lã, fertilizantes agrícolas, explosivos, etc.

Carbonato de magnésio

O carbonato de magnésio (MgCO3) é um composto sólido largamente empregado na produção de produtos farmacêuticos, especialmente antiácidos e laxantes, na fabricação de dispositivos cirúrgicos, fios elásticos, água mineral, entre outros. Atletas como ginastas e levantadores de peso costumam aplicar o carbonato de magnésio nas mãos para eliminar o suor e segurar melhor os objetos.

Referências:
http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/carbonatos/carbonatos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato
http://www.maraberto.ufc.br/carbonatos.htm