Ácido

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Os ácidos são muito encontrados em nosso cotidiano, desde os medicamentos que usamos até os alimentos que ingerimos. Exemplos disso são o ácido acetilsalicílico, princípio ativo da aspirina e o ácido cítrico que se encontra presente no limão.

Foto: digitalconsumator / Shutterstock.com

Foto: digitalconsumator / Shutterstock.com

São compostos que em solução aquosa se ionizam e produzem o íon hidrônio H3O+ ou simplesmente H+ como único cátion. Esta teoria foi proposta em 1887 por Arrhenius, um Químico sueco, e se baseava na condutividade elétrica dos íons em solução.

Estas substâncias possuem as características abaixo:

  • Formam soluções condutoras de eletricidade pois ao se ionizarem liberam íons responsáveis por esse processo;
  • Mudam a coloração de certas substâncias, no caso os indicadores;
  • Possuem sabor azedo, como é o caso do vinagre devido ao ácido acético presente.

Para definir a concentração de íons H+ em solução foi criada a escala de pH - sigla usada para o termo potencial hidrogeniônico. Esta escala varia de 0 a 14 sendo que as substâncias que possuem pH < 7 são consideradas ácidas, pH = 7 são consideradas neutras e pH > 7 são básicas. Esses valores são encontrados através de cálculos matemáticos a partir da fórmula pH= -log [H+].

Alguns indicadores são utilizados para constatar se uma substância é ácida ou não através de sua coloração que muda devido ao potencial hidrogeniônico da solução e os mais conhecidos e utilizados são: solução de fenolftaleína, papel de tornassol e papel indicador universal. Em laboratórios podemos também encontrar o pHmetro que é um equipamento utilizado para medições mais exatas e precisas. Alguns indicadores podem ser produzidos em casa como é o caso do suco do repolho roxo.

Os ácidos podem ser classificados de acordo com o número de hidrogênios ionizáveis (monoácidos, diácidos, triácidos), a presença ou não do elemento oxigênio (hidrácidos ou oxiácidos) e por fim de acordo com sua força. A sua fórmula é formada por uma parte positiva que é sempre o H+ seguida de um grupamento ou átomo de carga negativa. Sendo então a fórmula geral HxA onde o número de hidrogênios varia de tal modo que a soma das cargas da molécula seja igual a zero, pois a mesma deve ser eletricamente neutra.

Confira abaixo os principais ácidos:

Ácido Sulfúrico

Ácido sulfúrico.

Ácido sulfúrico.

O ácido sulfúrico (H2SO4) é um dos compostos mais importantes dessa classe e é utilizado na produção de superfosfatos que são fertilizantes agrícolas, na limpeza de ligas metálicas e metais em geral, nas refinarias de petróleo, na produção de plásticos, em baterias de automóveis, entre outros. Por ser o produto químico mais usado na indústria podemos medir o desenvolvimento industrial de um país de acordo com sua taxa de consumo.

Ácido clorídrico

De fórmula molecular HCl é um ácido muito utilizado na indústria alimentícia, na produção de tintas em geral, além de ser encontrado inclusive no suco gástrico do estômago para auxiliar no processo da digestão. O ácido muriático é o ácido clorídrico na forma impura e é utilizado na limpeza de pisos em geral.

Ácido nítrico

Este ácido de fórmula HNO3 é derivado da amônia e possui diversas aplicações, entre elas: produção de fertilizantes, explosivos e medicamentos.

Referências: FELTRE, R. Química Geral. Vol 1. 6ª edição. Editora Moderna: São Paulo, 2004.

Exercícios e questões de vestibulares

Exercício : (FUVEST 2010)

As figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as soluções aquosas de três ácidos, HA, HB e HC, de mesmas concentrações. As moléculas de água não estão representadas.

Considerando essas representações, foram feitas as seguintes afirmações sobre os ácidos:

I. HB é um ácido mais forte do que HA e HC.

II. Uma solução aquosa de HA deve apresentar maior condutibilidade elétrica do que uma solução aquosa de mesma concentração de HC.

III. Uma solução aquosa de HC deve apresentar pH maior do que uma solução aquosa de mesma concentração de HB.

Está correto o que se afirma em:

Veja a resposta desta e mais outras questões!
Exercícios sobre Ácidos - Questões
Arquivado em: Química