Mesotelioma

O mesotelioma é um tipo de câncer que acomete as camadas mesoteliais da pleura, pericárdio e peritônio. Este tipo de tumor atinge mais homens do que mulheres. Ele pode ser benigno ou maligno. O tipo benigno é muito raro e não parece ter a mesma origem do tumor maligno.

O mesotelioma maligno é uma doença multifatorial, podendo envolver fatores genéticos e externos, como por exemplo, a exposição ao asbesto, mais conhecido como amianto, que corresponde a 80% dos casos desta doença, com um período de latência de 20 a 50 anos entre a exposição e o aparecimento da doença. O risco de vir a ter mesotelioma maligno devido a essa exposição depende da dimensão das fibras do asbesto, e não dos seus componentes químicos. As fibras que são longas e finas possuem um maior potencial carcinogênico, pois conseguem penetrar mais fácil no pulmão e também, torna mais difícil a digestão delas pelos fagócitos, estimulando deste modo a produção de radicais livres e uma consequente mutação celular.

Os sintomas mais frequentes são dificuldade respiratória e dores no peito, ambos devido ao acúmulo de líquido na pleura. Os pacientes acometidos pelo mesotelioma peritoneal apresentam, primeiramente, dores abdominais e perda repentina de peso.

O diagnóstico é feito através de exames como radiografia, sendo este o primeiro a ser pedido pelo médico, pois é capaz de detectar o acúmulo de líquido pleural. Outra técnica de diagnóstico utilizada é a tomografia computadorizada, que é capaz de mostrar a localização e a dimensão do tumor, assim como possíveis metástases. Através da punção é possível coletar o líquido presente na pleura para a realização de um exame laboratorial. O diagnóstico conclusivo pode ser feito através da obtenção de uma amostra de tecido mesotelial, sendo posteriormente observado à microscopia.

Na maior parte dos casos, o diagnóstico desta enfermidade ó é  feito após ocorrer metástase, impossibilitando, deste modo, a remoção cirúrgica do tumor. Ou seja, o tratamento irá depender da extensão da doença, e o médico irá escolher qual o melhor tratamento para o caso, que pode ser quimioterapia e/ou radioterapia.

Fontes:
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000115.htm
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/cancer/cancer_mesotelioma.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesotelioma
http://www.sppneumologia.pt/download.php?path=pdfs&filename=RPP_2003_5_411_mesotelioma.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.