Retinopatia Diabética

A retinopatia causada por diabetes afeta aproximadamente 75% dos pacientes que são diabéticos há mais de 20 anos. A diabetes pode levar ao acúmulo de material anormal nas paredes dos vasos sanguíneos presentes na retina, resultando no estreitamento ou obstrução destes vasos, bem como o enfraquecimento de sua parede, causando alterações conhecidas como micro-aneurismas. Estes, por sua vez, levam à hemorragia e infiltração de gordura na retina, decorrente do extravasamento de sangue dos vasos rompidos.

Há  duas formas distintas de retinopatia diabética:

  • Exsudativa: ocorre quando há acometimento da mácula pela gordura e hemorragia.
  • Proliferativa: ocorre quando há evolução da moléstia que acomete os vasos sanguíneos da retina, resultando na proliferação de novos vasos alterados, denominados “neovasos”. Estes últimos são altamente frágeis e também podem sangrar. Além do sangramento, os neovasos podem alcançar o interior do olho, levando a graus variados de destruição da retina e problemas de visão, bem como cegueira total.

A principal forma de prevenir este tipo de retinopatia é por meio de um controle minucioso da diabetes, adotando uma dieta adequada, fazendo uso de medicamentos hipoglicemiantes, insulina ou uma combinação de todas estas terapias.

Existe um tratamento que auxilia na prevenção da hemorragia, que é a fotocoagulação por raios laser. O correto é que este procedimento seja realizado no início da moléstia, melhorando as chances de obtenção de melhores resultados.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Retinopatia
http://www.cbo.com.br/pacientes/doencas/doencas_retinopatia_diabetica.htm
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/8-3/retinopatia.pdf
http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=14

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças