Potássio

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

O potássio é um elemento químico que possui extrema importância para o nosso organismo principalmente na manutenção celular. Pertence ao grupo dos metais alcalinos também devido a sua distribuição eletrônica possuir 4 camadas e na última camada estar presente apenas 1 elétron, conforme o esquema abaixo:

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1

Possui número atômico 19, número de massa 39,10 u.a e símbolo K. Seu símbolo é proveniente do seu nome grego Kalium, que se referia à sua base KOH. É um metal representativo e que possui grande caráter eletropositivo, o que lhe confere grande tendência a doar elétrons para formar uma ligação química.

Suas principais características são: coloração branco-prateada, extremamente reativo com a água e com alta tendência a oxidação quando exposto ao ar, é bastante maleável e é um metal leve. Quando em contato com água se inflama espontaneamente liberando gás hidrogênio.

Como foi citado inicialmente ele possui papel fundamental no organismo dos seres humanos e isso é devido principalmente a bomba de sódio e potássio que regula a concentração de íons K+ e Na+ dentro e fora das células, através de um processo de transporte ativo pela membrana plasmática. A presença do íon potássio no interior das células possibilita a transmissão de impulsos nervosos, a absorção de açúcares e a respiração sendo que a sua falta no nosso organismo pode desencadear problemas como: acne, prisão de ventre, cãibras, fraqueza muscular, entre outros. Uma alimentação que contenha a quantidade suficiente e necessária de potássio pode inclusive reduzir os danos do excesso de sal ingerido.

Vejamos abaixo uma lista com diversos alimentos onde podemos encontrar esse importante elemento químico:

O potássio é o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre possui diversas aplicações na indústria, sendo elas: cremes de barbear, na fabricação de pólvora (na forma de nitrato), como fertilizante, entre outros.

Arquivado em: Elementos Químicos