Biologia Evolutiva

Por Mayara Cardoso
Dá-se o nome de Biologia Evolutiva ao ramo da ciência que se ocupa com o estudo do processo evolutivo de organismos. Evolução nada mais é que o conjunto de transformações perpassadas por uma espécie desde sua origem, e em alguns casos, até sua extinção.

A biologia evolutiva se incumbe de explicar a variabilidade das espécies, bem como o conjunto de transformações que tais espécies sofrem com o passar do tempo, tomando como base alguns princípios evolutivos. Tais princípios foram propostos pelos naturalistas Jean-Batiste Lamarck, e depois por Charles Darwin.

Lamarck, através de suas observações, propõe o lamarckismo, hipótese que fundamenta-se em duas premissas, sendo elas a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. A primeira defende a teoria de que os órgãos utilizados pelo indivíduo com maior frequência se desenvolvem mais, e aqueles pouco utilizados tendem-se a atrofiar. A segunda teoria diz que todas as características adquiridas pelo indivíduo são transmitidas para os seus descendentes. Embora Lamarck tenha contribuído bastante com a biologia evolutiva, hoje suas teorias são totalmente desacreditadas.

Darwin, por sua vez, propôs teorias evolucionistas mais contundentes, dando origem ao darwinismo. As principais teorias darwinistas são: reprodução, que defende que todas as espécies são capazes de se reproduzir, e seus descendentes têm igual dever de se reproduzirem também; hereditariedade, em que, todas as espécies têm que apresentar características daqueles que lhe deram origem; variação, uma forma genética de permitir a diversidade da espécie; seleção natural, em que os indivíduos são selecionados pelo ambiente. Tais teorias são amplamente aceitas e Darwin hoje é um dos expoentes da biologia evolutiva.

Posteriormente surge o Neodarwinismo, ou Teoria Moderna da Evolução proposta por vários pesquisadores com base nas teorias darwinistas, englobando conceitos não só evolucionistas como também genéticos.

A biologia evolutiva surge e se consolida através de perguntas, dúvidas relacionadas à evolução das espécies. Os estudos em evolução foram largamente repelidos pela Igreja, que acredita na teoria criacionista, ou seja, tendo Deus como criador de tudo o que existe, confronto entre ciência e religião que permeia até nos dias de hoje.

Atualmente, mesmo com a gama de pesquisas desenvolvidas para sanar tais dúvidas, muitas perguntas ainda carecem de resposta, e que, se respondidas muito contribuíram para o entendimento da vida no Terra

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolução
http://biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=47