Soro Fisiológico

Por Débora Carvalho Meldau
O soro fisiológico é uma solução isotônica quando comparado aos líquidos corporais, que apresenta 0,9% em massa, de NaCl em água destilada, em outras palavras, em cada 100 mL de água encontram-se dissolvidos 0,9 gramas do sal.

Não se sabe ao certo quando surgiu o soro fisiológico, mas acredita-se que foi durante a pandemia de cólera ocorrida na Europa durante o século XIX. Por meio de exames realizados no sangue de pacientes com a enfermidade, constatou-se uma perda de 28% do plasma, resultando em um sangue mais denso e escuro. Para restabelecer sua densidade e cor, foi sugerida a aplicação intravenosa de uma solução aquosa com sais oxigenados.

Essa teoria deu início à reposição hídrica e eletrolítica do sangue. Os pesquisadores passaram a administrar injeções intravenosas, em pacientes com cólera, com soluções 0,9%, resultando, muitas vezes, na melhora dos mesmos.

Diversas soluções foram produzidas por diversos pesquisadores, sendo que em 1896 foi criada uma solução similar a 0,9%, havendo outras soluções criadas até 1932. A partir daí, a solução de 0,9% é utilizada até os dias atuais.

Todavia, a utilização do soro fisiológico não limita-se apenas à reposição de íons de sódio e cloro, em casos de desidratação. Possui um amplo campo de utilização na medicina, como:

  • Higienização nasal: para pacientes com resfriado, gripes ou alergias;
  • Limpeza de feridas operatórias ou expostas (queimaduras e úlceras);
  • Enxágue de lentes de contato;
  • Em preparados para microscopia;
  • Nebulização para asma.

Deve ser guardado na geladeira, pois deve ser utilizado frio e esterilizado. Deve ser considerado um medicamento, sendo assim, sua utilização deve ocorrer apenas sob prescrição médica.

Em determinados soros fisiológicos, estão incluídos drogas, e por isso não devem ser usados em oftalmologia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soro_fisiol%C3%B3gico
http://www.videos.uevora.pt/quimica_para_todos/soro_fisiologico.pdf
http://www.tuasaude.com/soro-fisiologico/
http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/soro%20fisiologico.pdf
http://www.matogrossomedic.com.br/produtos.php?frn=55&cod=702

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.