Folclore: sobre a etimologia

Você já deve ter ouvido falar de FOLCLORE certo? Mas você já parou e pensou sobre o significado dessa palavra? Seu conceito? Sua origem? Afinal o que é folclore? Você sabia que no Brasil há um dia destinado à comemoração do folclore?

Qual a origem?

A etimologia da palavra folclore nos leva à dois termos em inglês: Folk e lore, cujos significados são respectivamente: povo e conhecimento. Traduzindo ao “pé-da-letra” seria algo como conhecimento de um povo ou conhecimento popular.

Quem criou o termo?

O termo folclore teve origem em meados do século XIX. Cunhado pelo arqueólogo inglês William John Thoms, que viveu entre 1803 e 1885, o termo foi usado pela primeira vez pelo cientista no dia 22 de agosto de 1846 em um artigo publicado “na revista The Athenaeum (...) William John Thoms estendeu a aplicabilidade do termo, fazendo referências aos costumes, lendas, superstições dos tempos antigos” ( http://www.douradosagora.com.br ).

Evolução da grafia

A grafia original da palavra era folk-lore. Assim o vocábulo foi usado no Brasil até a década de 1930, quando a língua portuguesa sofreu uma reforma.A partir de então, com a extinção do k a palavra ganhou identidade brasileira e passou a ser escrita como a conhecemos: folclore.

Conceituando...

Entendemos folclore como o repertório de histórias populares (mitos e lendas) de uma determinada sociedade, que são repassadas oralmente de uma geração a outra ao longo da história de um povo.

O dicionário Aurélio apresenta três definições para folclore: “1.Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. 2.Conjunto das canções populares de uma época ou região. 3.Estudo e conhecimento das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes; demologia, demopsicologia”. (AURÉLIO, 2005).

A definição, o conceito mais sólido de folclore nos é dado pela Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951. Segundo o documento: “Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO” (BRASIL, Carta do Folclore Brasileiro, 1951).

Caracterísrticas do folclore

Mas com a diversidade da cultura popular como determinar se algo é considerado folclórico? Para isso algumas características devem ser observadas:

- A espontaneidade.
- O desconhecimento da autoria ou anonimato
- A oralidade, transmissão através da palavra falada.
- A tradicionalidade, ou seja, a transmição de geração à geração.
- A aceitação coletiva – deve haver identificação em massa com o fato.
- A popularidade ou vulgaridade, ou seja, deve acontecer na esfera polular.

Dia do folclore no Brasil

No Brasil, todos os anos, no dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore. Essa data foi instituída pelo em 1965 através do decreto federal nº 56.747/65, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Reza o documento em seu artigo primeiro que: “ Será celebrado a 22 de agosto, em todo o território nacional o Dia do Folclore” (BRASIL, Decreto nº 56.747, 1965). O referido documento foi inspirado na Carta do Folclore Brasileirode 1951 , elaborada e aprovada durante o I Congresso Brasileiro de Folclore no referido ano.

Fontes consultadas:

BRASIL. Decreto nº 56.747. 1965.

_______. Carta do Folclore Brasileiro. 1951.

CABRAL, Alfredo do Vale. Achegas ao estudo do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, MEC-DAC-FUNARTE, 1978.

CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. 2ª ed. São Paulo, Livraria Martins, 1954.

_________. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://www.qdivertido.com.br/folclore.phphttp://web.archive.org/web/20130115101050/http://www.ibge.gov.br:80/ibgeteen/datas/folclore/home.html

Arquivado em: Folclore