Agreste

Por Thais Pacievitch
É conhecida como Agreste a área entre a Zona da Mata e o Sertão, na região Nordeste do Brasil. Trata-se de uma região semi-árida, sendo o bioma predominante a caatinga. Em algumas regiões, existem pequenas áreas úmidas e brejos, onde se desenvolvem áreas agrícolas.

Geograficamente, o Agreste é uma faixa estreita, paralela à costa do Oceano Atlântico, que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Na face leste do Agreste, mais próximo à Zona da Mata, o clima é mais úmido.  medida que se avança para o interior, aproximando-se do Sertão, o clima fica cada vez mais seco, e a paisagem mais árida.

As maiores cidades nordestinas situadas no Agreste são: Caruaru e Garanhuns (Pernambuco); Campina Grande (Paraíba); Itabaiana (Sergipe) e Arapiraca (Alagoas). No Agreste, predominam as pequenas e médias propriedades, nas quais se produz vários produtos (policultura), que dependem essencialmente do regime de chuvas, que são irregulares na região, embora tenha um índice pluviométrico maior do que o do Sertão.

Os municípios situados na faixa do Agreste, em cada estado, têm características econômicas e sociais similares, por isso são chamados de mesorregiões.

  • Mesorregião do Agreste Potiguar (Rio Grande do Norte) – Na região Agreste do estado, a terceira mais populosa, existe 43 municípios, agrupados nas seguintes microrregiões: Baixa Verde, Borborema Potiguar e Agreste Potiguar
  • Mesorregião do Agreste da Paraíba – Na região Agreste do estado, existem 66 municípios agrupados em 8 microrregiões: Campina Grande; Itabaiana; Carimataú Ocidental e Oriental; Esperança; Umbuzeiro; Brejo Paraibano e Guarabira.
  • Mesorregião do Agreste de Pernambuco - Na região Agreste do estado, existem 71 municípios agrupados em 6 microrregiões: Vale do Ipanema; Alto Capibaribe; Médio Capibaribe; Garanhuns; Vale do Ipojuca; Brejo Pernambucano.
  • Mesorregião do Agreste de Alagoas - Na região Agreste do estado, existem 10 municípios agrupados em 3 microrregiões: Arapiraca; Palmeira dos Índios e Traipu.
  • Mesorregião do Agreste de Sergipe - Na região Agreste do estado, existem 17 municípios agrupados em 4 microrregiões: Nossa Senhora das Dores; Agreste de Lagarto; Agreste de Itabaiana e Tobias Barreto.
  • Bahia – Não existe uma mesorregião na qual estejam agrupados os municípios que correspondem ao Agreste Baiano. O maior município situado no Agreste Baiano é Feira de Santana, embora a cidade seja conhecida como a “Princesa do Sertão”.