Península

Por Caroline Faria
Uma península é uma porção de terra quase toda circundada por água, mas, que ainda está ligada ao continente por uma faixa estreita de terra chamada “istmo”.

Existem inúmeras penínsulas no mundo todo e algumas delas são totalmente povoadas, como a península da Flórida nos EUA e a península Ibérica na Europa.

Algumas penínsulas são muito grandes e compreendem países inteiros, ou até mais de um país, como a península do Subcontinente Indiano que compreende a Índia e o Paquistão, ou a península Escandinava que é formada pela Noruega e pela Suécia.

Outras são muito pequenas, como por exemplo, a península da Barra no meio do bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro (657 mil metros quadrados), ou a península de Santo Antônio em Fernando de Noronha, de formação vulcânica.

Embora a maioria das penínsulas se situe na costa dos continentes existem algumas que são fluviais, como a cidade no Rio Grande do Sul, Barra do Quaraí, que se localiza na confluência dos rios Uruguai e Quaraí. Com 1.055,5km² a cidade também é a única do país que tem tríplice fronteira e também é chamada de ilha.

Algumas penínsulas são bastante famosas como a Península do Yucatã, no México. Berço da Civilização Maia, alguns acreditam que os maias seriam os descedentes da mítica população de Atlântida.

A península da Arábia, por exemplo, liga os continentes da África e da Ásia e é quase toda constituída por um deserto. Aliás, é através de uma outra península, a do Sinai, que a península Arábica faz ligação com o continente africano.

A península da Anatólia, onde se localiza a Turquia, também é um local famoso por ser onde se encontra o Monte Ararat, perto da fronteira com a Armênia, no lado asiático. O Ararat é o monte onde muitos acreditam que tenha encalhado a Arca de Noé. No lado europeu da península, banhada pelo mediterrâneo, encontra-se o local onde ocorreu a famosa Guerra de Tróia onde hoje é a província turca de Çanakkale.

Algumas penínsulas são de formação vulcânica onde alguns vulcões ainda se encontram ativos. Este é o caso da península Siberiana Kamchatka, localizada na costa leste da Rússia, perto do Japão, onde o vulcão Klyuchevskaya é apenas um dos vários vulcões ativos que continuam aumentando o território da península.

Outras penínsulas importantes são: Península Coreana e Península Malaia na Ásia, Península Itálica, Ibérica, Peloponeso e Península da Jutlândia na Europa, Península Valdes na América do Sul e mesmo o Alaska, uma gigantesca península da América do Norte que ainda contém outras penínsulas como a Kenai e a Península do Alaska.