Clássicos do Gênero Thrillers Medievais

O Rei do Inverno - Bernard Cornwell

Este volume inicia a trilogia As Crônicas de Artur. Ele tem sua sequência em O Inimigo de Deus e a conclusão em Excalibur. É uma face diferente do mito arturiano, próxima de algo que seria provável ter acontecido na realidade histórica. A trama é ambientada em um período que antecede a época medieval, conhecida por todos como a Era das Trevas. A narrativa é conduzida por Derfel Cadarn, um garoto da Saxônia criado como um filho por Merlin e que se transforma em um dos principais guerreiros do rei Artur. Mais tarde o narrador se torna um monge em um monastério liderado pelo bispo Sansum, adversário ferrenho de Artur e do próprio Derfel. É quando, atendendo a um desejo da rainha Igraine de Powys, o ex-servidor de Artur redige as memórias deste personagem mítico.

O Corcunda de Notre-DameVictor Hugo

Este livro foi originalmente intitulado Notre-Dame de Paris e não tinha como foco principal o protagonista que imortalizaria a obra de Hugo. Apenas em 1833, ao ser vertido para o idioma inglês, surgiu o título clássico. A intenção inicial do autor era alertar a todos sobre a urgência de se preservar a Catedral de Notre-Dame. A trama transcorre em 1842, na cidade de Paris. Tudo se passa no interior e no exterior da Catedral e gira em torno de Quasímodo, um corcunda claudicante e desfigurado, criado como filho pelo ministro sagrado Claudio Frollo. O protagonista cai de amores pela cigana Esmeralda, incondicionalmente, mas ela o despreza. Dom Cláudio também se apaixona por ela, um amor mais carnal, porém também é rejeitado pela bela jovem.

O Nome da RosaUmberto Eco

Este romance, publicado em 1980, consagrou internacionalmente a carreira literária do italiano Umberto Eco fora dos circuitos acadêmicos. A obra tornou-se ainda mais conhecida depois de ser convertida em linguagem cinematográfica, em 1986, dirigida por Jean-Jacques Annaud e protagonizada por Sean Connery e Christian Slater. Neste enredo centrado na Era Medieval, em um dos inúmeros mosteiros que se disseminaram nesta época por toda a Europa, uma série de crimes abala o recanto sagrado e um frade franciscano, Guilherme William de Baskerville, detetive que se comporta como o famoso Sherlock Holmes, neste livro homenageado pelo nome do protagonista, que alude a uma das histórias mais conhecidas deste herói das narrativas policiais, O Cão dos Baskervilles. O personagem principal é assessorado por seu discípulo, o noviço Adso de Melk. Os dois religiosos mergulham sem hesitação nos meandros mais obscuros e labirínticos desta inquirição, apesar dos obstáculos criados por alguns dos integrantes da ordem local.

Crônicas de Fogo e Gelo: Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

Era uma vez um universo completamente mergulhado na era medieval. Westeros era este mundo dominado pelos fantasmas de antigas magias e por dragões esquecidos nas brumas do tempo. Esta paisagem criada com perfeição pelo autor norte-americano George R. R. Martin retrata fielmente a atmosfera da Idade Média, povoada por cavaleiros, nobres, damas, guerreiros mercenários e outras figuras típicas deste período. Nos bastidores deste mundo espreitam também descendentes de antigas linhagens, ansiosos por retomar o poder, mesmo que, para isso, tenham que derramar sangue com o fio de suas espadas. Nesta época, o sobrenome, o título de alguém ou a estirpe a que pertence determinam seu grau de poder e sua influência sobre os demais. Este é o contexto que marca a trama da saga Crônicas de Fogo e Gelo, da qual A Guerra dos Tronos é o primeiro volume.

Os Pilares da Terra - Ken Follett

Ken Follett constrói nesta obra uma trama atípica. Ao contrário dos outros livros do autor, aqui não há espionagem, agências governamentais ou agentes infiltrados, e sim uma jornada histórica pelo século XII na Inglaterra então governada por Henrique I, especialmente durante a edificação de uma catedral no estilo gótico. Ele retrata a ideia fixa de Philip, prior de Kingsbridge, a construção de uma igreja majestosa que glorifique o Criador. Obstinado, ele vai contra tudo e todos para realizar seu sonho. Ao seu redor giram os outros personagens. Aliena é a linda jovem expulsa da propriedade que lhe foi legada. Jack é seu companheiro. O arquiteto do projeto é Tom; William é um cavaleiro rude, desprovido de inteligência; e o ambicioso bispo Waleran, disposto a qualquer coisa para ascender na hierarquia clerical até atingir a posição de Papa.  E como pano de fundo a acirrada disputa pelo trono de Henrique, prestes a deixar o poder sem herdeiros.

Arquivado em: Literatura