Escritores da Literatura de Aventura

Os romances de aventura compõem um gênero da literatura que gira especialmente em torno das viagens, do mistério e dos perigos. Um ingrediente essencial dessas obras é a ação, a qual domina a cena e é fundamental para o desenrolar da trama. Vários elementos que definem esta categoria literária estão presentes também nos filmes de aventuras: a sucessão de eventos eletrizantes; a liderança do herói ou da heroína; a forma como o leitor gera uma empatia com os feitos narrados e com os personagens; e a simplicidade do gênero.  Os vários títulos e autores resgatam a história emocionante de nossa adolescência. A partir de meados do século XIX, quando o nível de alfabetização coletiva se desenvolveu, a aventura se converteu em um subgênero popular da ficção. Os livros dessa natureza frequentemente se sobrepõem a outros gêneros, especialmente os de guerra, as novelas policiais, a ficção científica, a fantasia e outros.

Autores e Obras da literatura de aventura

  • Homero: Ilíada; Odisseia.
  • Miguel de Cervantes: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha.
  • Bernard Cornwell: As Crônicas do Rei Arthur: O Rei do Inverno; O Inimigo de Deus; Excalibur; A Busca do Graal: O Arqueiro; O Andarilho; O Herege; 1356; As Crônicas Saxônicas: O Último Reino; O Cavaleiro da Morte; A Canção da Espada.
  • João de Lobeira: Amadis de Gaula.
  • Mark Twain: As Aventuras de Tom Sawyer; As Aventuras de Huckleberry Finn; O Príncipe e o Mendigo; As Viagens de Tom Sawyer; Um Assassinato, um Mistério e um Casamento; Tom Sawyer Detetive.
  • Júlio Verne: Da Terra à Lua; A Volta ao Mundo em 80 Dias; Vinte Mil Léguas Submarinas; Viagem ao Centro da Terra; A Ilha Misteriosa; Cinco Semanas em um Balão; O Raio Verde; A Jangada; Os Filhos do Capitão Grant.
  • Daniel Defoe: Robinson Crusoé; Roxana; Moll Flanders; A Tour Trough The Whole Island of Great Britain; The True-born Englishman; The Family Instructor; Colonel Jack.
  • Jonathan Swift: As Viagens de Gulliver; The Battle of the Books; The Journal to Stella; A Modest Proposal; A Tale of a Tub.
  • Robert Louis Stevenson: A Ilha do Tesouro; O Médico e o Monstro; O Clube dos Suicidas; Raptado; Nos Mares do Sul; Aventuras de David Balfour; Flecha Negra.
  • Alexandre Dumas: O Conde de Montecristo (com Auguste Maquet); Os Irmãos Corsos; Série Os Romances de D’Artagnan: Os Três Mosqueteiros; Vinte Anos Depois; O Visconde de Bragelonne; Saga Os Romances Valois: A Rainha Margot; A Dama de Monsoreau; Série Memórias de um Médico: O Colar da Rainha; Ange Pitou.
  • Jack London: Caninos Brancos; A Praga Escarlate; O Grito da Selva; O Chamado da Floresta; O Lobo do Mar; A Aventureira; A Filha da Neve.
  • Edgar Wallace: A Irmandade do Sapo; A Casa do Medo; A Cobra Amarela; A Fita Verde; A Volta dos Três Homens Justos; A Porta de Sete Chaves; A Esmeralda Maldita; A Irmandade do Crime.

Fontes:
http://es.wikipedia.org/wiki/Novela_de_aventuras
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2011/11/7-livros-de-mark-twain-para-ter-na.html
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2011/02/10-grandes-livros-de-julio-verne-para.html
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/12/942265/16-livros-jonathan-swift-baixar-gratis.html
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2012/10/7-livros-de-robert-louis-stevenson-para.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Dumas,_pai
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2013/01/7-livros-de-jack-london-para-ter-na.html
http://www.skoob.com.br/autor/1922-edgar-wallace

Arquivado em: Literatura