Cavalo

Os cavalos (Equus caballus) são mamíferos quadrúpedes da mesma família dos asnos, zebras e dos demais equídeos. Esses animais são, desde antigamente, usados como meio de transporte seja para montaria, puxando carroças, ou em campos de batalha nas guerras. Também foram muito utilizados no meio agrícola, arando os terrenos. Até a carne do cavalo já foi utilizada na culinária e sua pele na fabricação de roupas. Atualmente esses animais são mais utilizados para fins esportivos, em competições como corridas, saltos, entre outros. Em corridas, algumas raças podem atingir os 70 km/h.

Cavalo. Foto: Erik Lam / Shutterstock.com

Cavalo. Foto: Erik Lam / Shutterstock.com

É indicado que a reprodução dos cavalos ocorra a partir dos 4 anos de idade, pois a fêmea pode parar de se desenvolver caso a gestação ocorra antes dessa idade.Geralmente os donos dos cavalos levam o macho ao encontro das fêmeas na época fértil para que haja inceminação.

A gestação das éguas dura cerca de onze meses. Na hora do parto, a primeira parte do filhote a aparecer é a cabeça. O parto dura de 10 a 30 minutos e deve-se ter, se possível, um veterinário para ajudar em caso de eventual complicação. Após o parto a égua deve descansar por cerca de 5 dias e, nesse período, sua alimentação deve ser leve (cenouras e feno, por exemplo).

Geralmente, meia hora após o nascimento, o potro (filhote de cavalo) começa a mamar. O leite da égua possui enzimas que o protegem contra doenças, além de nutrir o animal. Somente após alguns meses o potro para de mamar e começa a se alimentar de outros tipos de comida.

Os cavalos geralmente se alimentam de grama ou pequenos arbustos sendo que comem também rações industriais. Esse animal pode atingir os 400 kg.
Os cavalos não são animais violentos e só atacam quando são ameaçados, sendo que seu coice pode matar uma pessoa.

Algumas das principais raças:

  • Andaluz: foi criado no Brasil e é resultado do cruzamento de Lusitanos e Espanhóis. É um animal dócil que aprende facilmente.
  • Appaloosa: foi trazido da América do Norte por espanhóis. É muito bom para lidar com gado e corridas curtas.
  • Árabe: É a mais antiga e também a mais pura das raças do mundo. São bons em esportes hípicos e adestramento.

Os cavalos que são vendidos em leilões podem atingir lances maiores de 500 mil reais. Um cavalo bem tratado pode viver de 25 a 30 anos.

Arquivado em: Mamíferos