Pimentão

Por Marina Martinez
O pimentão é um fruto do tipo baga, de formato cônico, semi-cônico, retangular ou quadrado, encontrado em variadas cores, como o amarelo, verde, vermelho, creme, laranja e roxo, de uma espécie de planta arbustiva cujo nome científico é Capsicum annuum L. Esta planta, originária do continente americano, especificamente da América Central e do norte da América do Sul, possui folhas de coloração verde-escura de formato oval-lanceolado, flores pequenas em tons de branco e pode atingir uma altura de até um metro e meio.

Pimentão
Pimentão
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Capsicum
Espécie: C. annum

Da família das Solanáceas, da qual estão inclusas aproximadamente 2.000 espécies, entre elas a pimenta, a batata e o tomate, o pimentão assim como outros membros de sua família é muito apreciado na culinária de diferentes países por ser um alimento saboroso e por conter propriedades medicinais atraentes.

O sabor levemente picante característico dos pimentões é muito apreciado pelos brasileiros que os consomem de diferentes maneiras, desde crus em saladas, como também assados, refogados e como ingrediente de várias receitas. Este sabor picante presente nos pimentões é devido a uma substância chamada capsaicina. Esta substância, também encontrada nas pimentas, porém em concentrações maiores, ajuda a limpar o estômago e ainda é eficaz em combater os germes presentes no intestino.

Além da capsaicina, o pimentão contém vitamina C, vitamina A e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Por conter baixíssimas calorias o pimentão pode estar incluso em dietas de emagrecimento e ainda possui propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos. Outra substância encontrada nos pimentões é a capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células.

Os pimentões são cultivados em várias regiões do Brasil com destaque para o Estado de Minas Gerais e São Paulo que são os principais produtores. Para se desenvolverem bem as plantas dos pimentões necessitam de solos bem drenados, porém não encharcados, e sem salinidade, com temperatura em torno de 21 a 27 graus Celsius. São plantas muito sensíveis ao frio e geada, e requerem boa luminosidade e calor durante todo o seu ciclo vegetativo.

Assim como outras plantas, o pimentão também está susceptível aos ataques de várias pragas agrícolas como os pulgões (Myzus persicae e Macrosiphum euphorbiae), os tripes (Thrips tabaci e Frankliniella shulzei), a vaquinha (Diabrotica speciosa), as largatas (Agrotis ipsilon e Prodenia spp) e pelos ácaros (Tetranyuchus urticae, T. evansi, T. marianae, etc.). Uma forma de combater estas pragas agrícolas é através da aplicação de inseticidas e acaricidas.

Fontes:
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/pimentao.htm
http://www.agrov.com/vegetais/hortalicas/pimentao.htm
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=percapeso&tipo=1&url_id=363
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piment%C3%A3ovo.pdf