Entomologia

Por Thais Pacievitch
O entomólogo é o profissional que se dedica ao estudo dos insetos: morfologia, biologia, fisiologia, bioquímica, normas de classificação e o estudo daqueles fatores que determinam as mudanças em sua população.
Para exercer esta profissão é preciso fazer faculdade de biologia e especializar-se em entomologia. A origem da palavra entomologia é grega, onde entomon quer dizer inseto e logon, tratado.

Os insetos são animais que pertencem ao Phyllum Artrópoda (possuem patas articuladas – três pares - e geralmente possuem o corpo dividido em cabeça, tronco e abdome). Os insetos podem ser amigos ou inimigos do homem, pois podem ajudar a melhorar as condições do solo; servir como agentes polinizadores; destruindo plantas indesejáveis; como alimento de espécies úteis ao ser humano. Como inimigos podem causar doenças (chagas, malária, dengue, etc); destruindo ou depreciando o valor de alimentos estocados; quando consomem madeira (ao se alimentarem do interior de árvores ou residências, por exemplo); e devastando plantações.

As divisões da entomologia são:

Entomologia Geral

Ocupa-se dos insetos de forma geral, ou seja, estuda suas características gerais (classificação e descrição).

Entomologia Médica

Estuda o grupo de insetos que atacam direta ou indiretamente o homem e seus animais domésticos, transmitindo doenças, além da entomologia forense, usada, entre outras coisas, para determinar o tempo aproximado de falecimento de uma pessoa ou animal pelo cálculo do ciclo reprodutivo de certas moscas.

Entomologia Agrícola

Estuda os insetos que atacam plantações que o ser humano cultiva e as plantas silvestres que este pode explorar, e elabora medidas racionais e efetivas de controle sobre eles. Estuda também, juntamente com as pragas, os insetos benéficos, entre os quais há espécies que destroem as pragas – parasitas e predadores.

Entomologia Econômica

Está intimamente ligada à anterior, estuda os insetos do ponto de vista econômico, a necessidade de combatê-los ou não, de acordo com as perdas ocasionadas e o custo do seu controle.