Calcogênios

Por Susana Lorena
O grupo VI A ou a família dos calcogênios, é formada pelos elementos Oxigênio, Enxofre, Selênio, Telúrio e Polônio. Os elementos dessa família possuem número de oxidação – 2. Sua configuração eletrônica sempre finaliza em ns2np4. Nessa família se encontra o elemento de maior presença na crosta terrestre: O Oxigênio, o elemento mais eletronegativo dessa família, por isso apresenta ligações com caráter mais iônico que os demais.

O Oxigênio está presente na forma de óxido dos mais variados elementos. Muitos elementos puros são obtidos através do tratamento desses óxidos. Além da sua óbvia importância na sobrevivência dos seres aeróbios, através da respiração. O oxigênio também é altamente utilizado na indústria  do aço. Ele é soprado através do ferro gusa para queimar o carbono presente nele.

O Enxofre é conhecido pelos seus ácidos Sulfúrico e Sulfídrico. O primeiro é um ácido altamente corrosivo, usado em baterias de automóveis, usado na indústria e muitas vezes é o ácido escolhido quando uma reação orgânica precisa de catalisadores ácidos. O ácido sulfídrico é conhecido por ser uma substância volátil e extremamente tóxica quando inalada. A princípio possui um odor de ovos podres, mas a medida a quantidade inalada aumenta, ele afeta o olfato e a pessoa não pode sentir cheiros. Com uma exposição prolongada ele pode até matar.

Selênio pode ser encontrados em diversas formas de arranjo do sólido, assim como o enxofre, algumas dessas formas são amorfo, monoclínico vermelho e hexagonal cinza. Na forma cristalina ele possui propriedades fotocondutoras e pode ser usado em fotocélulas. Selênio as vezes é acrescentado ao vidro para retirar a coloração verde dada por algumas impurezas de ferro.

O Telúrio pode ser encontrado na sua forma pura em regiões muito específicas dos Estados Unidos e Bolívia. É mais encontrado na forma de minerais, em ligações com outros elementos. Os vapores de Telúrio aquecidos podem ser bastante tóxicos.

Polônio é um elemento muito comentado na história da química por ter sido descoberto pelo famoso casal de químicos Marie e Pierre Curie. Suas propriedades radioativas foram um dos principais motivos que levaram à morte de Marie. Tem sua comercialização controlada e é vendido para laboratórios em quantidades muito pequenas para evitar acidentes de grandes proporções e prevenir a construção de armamentos.

Fontes:
http://www.oocities.org/vienna/choir/9201/grupo_VIA.htm
http://www.quiprocura.net/elementos/descricao/grupo16.htm
http://www.abcdaciencia.hpg.com.br/quimica/grupo6a_oxig.htm