Esclavagismo

Por Marina Martinez
Esclavagismo ou Sinfilia é uma relação ecológica desarmônica que ocorre entre indivíduos de uma espécie, que se beneficiam explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outros animais (da mesma espécie ou não). O esclavagismo pode ser interespecífico e intra-específico.

Exemplos de Esclavagismo

Formigas e Pulgões

Os pulgões ou afídeos são pequenos insetos sugadores de seiva elaborada retirada dos vasos liberianos das plantas. Essa seiva extraída dos vegetais é rica em açúcar, porém contém poucas quantidades de aminoácidos. Como os pulgões precisam também de aminoácidos para formar suas próprias proteínas eles sugam grandes quantidades destas seivas sendo o excesso, secretado. As formigas se aproveitam do açúcar eliminado lambendo-os e assim mantendo os pulgões limpos. As formigas associam os pulgões como produtores de açúcar e portanto os "escraviza", devido o açúcar ser um alimento de grande importância para elas. Transportam os pulgões para seus formigueiros e cuidam de sua prole para que possam escravizá-los no futuro.

Humanos e abelhas

As abelhas são pequenos insetos pertencentes à ordem Hymenoptera e são importantes agentes de polinização. Os seres humanos cuidam e protegem as abelhas para se aproveitarem da produção de mel, própolis, geléia, cera de abelha, veneno, entre outros benefícios que esses insetos proporcionam.

Humanos e rãs

As rãs são anfíbios anuros pertencentes à família Ranidae. Os seres humanos criam estes anfíbios em cativeiros a fim de aproveitar principalmente a sua carne que é muito apreciada.

Pássaro Chupim

O pássaro Chupim é uma ave pertencente à tribo dos icterídeos. Os machos possuem coloração azul-violeta quase preto e as fêmeas possuem coloração amarronzada. Esses pássaros se aproveitam de outras aves colocando seus ovos no ninho de outras espécies como o pássaro tico-tico, que cuidam dos ovos do chupim como se fosse seus até a eclosão.

Leão

Os leões machos que são reconhecidos pela sua juba, podem pesar cerca de 250 kg e medem de 1,72 a 2,50 m. Possuem cara achatada e são animais extremamente musculosos e fortes. Os machos do bando se aproveitam dos trabalhos das leoas que são encarregadas de cuidar dos filhotes e da caça.

Hienas

As fêmeas das Hienas (Matriarca) lideram seus bandos, se aproveitando do trabalho de cada integrante. Os machos são totalmente submissos às fêmeas que são maiores e mais pesadas.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esclavagismo
http://www.grupocultivar.com.br/artigos/artigo.asp?id=273
http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/hienas.htm