Chade

bandeira chadeA República do Chade (em francês: République du Tchad; em árabe: Jumhuriyat Tashad) é um país localizado à África Equatorial ou central, sem saída para o mar, com um território de 1 284 000 km², fazendo deste país o 21oº em extensão do planeta, e um dos maiores do continente africano, pouco maior que Angola ou África do Sul. O país faz fronteira com a Líbia ao norte, Sudão ao leste, Níger, Nigéria e Camarões a oeste e República Cantroafricana ao sul. O Chade possui duas línguas oficiais nacionais, o árabe e o francês, sendo que outras 131 línguas locais são também utilizadas. A moeda corrente no país é o Franco CFA da África Central.

O território chadiano apresenta três principais zonas geográficas: ao norte, seu território ocupa uma parte do deserto do Saara; ao sul, o território apresenta uma área de florestas, a chamada savana sudanesa; no centro do território localiza-se uma área de transição entre o deserto e floresta, conhecido como "cinturão saheliano". O país deve seu nome ao lago Chade, próximo ao Saara, e que ocupa uma imensa área de cerca de 1350 km² responsável pelo fornecimento de água a cerca de 20 milhões de pessoas nos quatro países em volta de suas margens (Chade, Camarões, Níger e Nigéria).

Mapa do Chade e sua localização. Fonte: CIA.gov [domínio público]

Mapa do Chade e sua localização. Fonte: CIA.gov [domínio público]

A capital do país é N'Djamena, que conta com cerca de 1 milhão de habitantes, e foi fundada pelos franceses no início do século XX com o nome de Fort-Lamy, em homenagem a um oficial do exército francês, Amédée-François Lamy, morto alguns dias antes da fundação da cidade na batalha de Kousséri, definitiva na domínação francesa do território chadiano, uma das últimas regiões no continente africano à época que permanecia ainda sem qualquer ocupação europeia.

Independente desde 1960, a história deste país africano tem sido marcada por conflitos étnicos e religiosos, especialmente entre o norte muçulmano e o sul cristão, que inicialmente dominou a cena política local. Desde então, o país passou por várias guerras civis, sendo que a última durou de 2005 a 2010, e entre este conflitos domésticos, o país também envolveu-se em conflitos com os vizinhos Sudão e Líbia.

Apesar de vários cultos locais africanos e do cristianismo estarem presentes no país, a religião predominante é o islamismo, com 53% do total da população de adeptos. O país também é etnicamente diverso, abrigando 200 grupos diferentes, entre eles, árabes, tubu, zaghawa, ouaddai, hausa, etc. no norte, seguidores do islã; no sul, o país tem os grupos étnicos sara, moundang, moussei, massa, etc. que são cristãos ou seguem religiões tradicionais africanas. Cerca de 77% dos chadianos vivem em áreas rurais, e quase metade têm abaixo de 15 anos de idade.

Bibliografia:
Chade. Disponível em <http://www.portalbrasil.net/africa_chade.htm>. Acesso em: 20 out. 2011.

Chad country profile(em inglês). Disponível em <http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/country_profiles/1068700.stm>. Acesso em: 20 out. 2011.

Arquivado em: África