Adjetivos em alemão (das Adjektiv)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os adjetivos são usados dentro de uma língua para dar uma característica ou qualificação ao ser. Devido a este fato, um adjetivo dificilmente virá sem um substantivo dentro de uma oração. Este emprego os torna muito comuns dentro de um idioma.

Os adjetivos em alemão (das Adjektiv) são utilizados nestas mesmas situações. Haverá apenas algumas diferenças quanto a posição dentro de uma sentença ou também concordância.

Assim como no português, existem vários exemplos de adjetivos na língua alemã. Eles vem acompanhados de substantivos e podem ou não necessitar concordar com o gênero do substantivo ao qual fazem referência.

No início do estudo da língua, normalmente aparecem sentenças simples e que não requerem a concordância do adjetivo com o substantivo. Exemplo:

De maneira geral, quando os adjetivo encontrar-se após o substantivo, o mesmo sempre virá sem uma terminação específica, ou seja, na sua forma normal.

Entretanto, caso o adjetivo aparecer antes do substantivo, este deverá apresentar uma terminação que concorde com o gênero e além disso, também com o caso do substantivo. Desta maneira, adjetivos podem ser declinados nos casos nominativo, acusativo, dativo e também genitivo. Abaixo estão alguns exemplo em cada caso:

Nominativo (nominativ)

Acusativo (akkusativ)

Dativo (dativ)

Genitivo (genitiv)

Vale lembrar que esta terminação dos adjetivos será diferente caso o adjetivo vier após artigos definidos (ein- mein-...) ou artigos definidos (der-die-dieser...), como nos exemplos acima. É preciso sempre seguir as regras da declinação para este fim.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!