Declinação de adjetivos em alemão

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A declinação de adjetivos em língua alemã é um tema que requer muita atenção e dedicação por parte dos estudantes. Os adjetivos quando seguidos de verbos, não têm sua terminação alterada, ao contrário do que ocorre por vezes em português. Exemplo:

Como foi possível observar, em língua alemã ambos adjetivos permaneceram iguais, diferentemente do português. Entretanto, quando o adjetivo estiver junto ao substantivo, o mesmo sofrerá a declinação. Exemplo:

Neste caso pode ser observada uma diferença na terminação do adjetivo. O exemplo acima apresenta a declinação no caso nominativo, o mais recorrente. Faz-se necessário o aprendizado da correta terminação do adjetivo para cada caso: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. Normalmente utilizam-se tabelas para este fim:

Declinação após artigos definidos (der/das/die/dem/den/dies- etc.):

Casos masculino - der neutro - das feminino - die plural - die
Nominativo e e e en
Acusativo en e e en
Dativo en en en en
Genitivo en en en en

Significa que após um artigo definido deve-se acrescentar ao adjetivo a terminação apresentada na tabela, sempre atentando para o caso da palavra (nominativo, acusativo, dativo ou genitivo). Exemplos:

Declinação após artigos indefinidos (ein- / mein- / kein- etc):

Casos masculino - der neutro - das feminino - die plural - die
Nominativo er es e en
Acusativo en es e en
Dativo en en en en
Genitivo en en en en

Significa que após um artigo indefinido deve-se acrescentar ao adjetivo a terminação apresentada na tabela, sempre atentando para o caso da palavra (nominativo, acusativo, dativo ou genitivo). Exemplos:

Declinação sem artigos:

Casos: masculino - der neutro - das feminino - die plural - die
Nominativo er es e e
Acusativo en es e e
Dativo em em er en
Genitivo en en er er

Este caso é menos frequente, porém significa que quando um adjetivo desacompanhado de artigos anteceder a um substantivo, deve-se acrescentar ao adjetivo a terminação apresentada na tabela, sempre atentando para o caso em que se encontra a palavra (nominativo, acusativo, dativo ou genitivo). Exemplos:

O estudo das tabelas é importante para a declinação. Estas possuem uma sequência lógica e ligada à terminação dos artigos. Após isso basta combiná-las com os devidos casos.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!