Pronomes pessoais em alemão (Personalpronomen)

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Os pronomes pessoais (Personalpronomen) existem em uma língua para substituir um substantivo ou até mesmo a ideia de uma oração anterior. Podem aparecer portanto tanto no caso de sujeito, como objeto. No alemão estes pronomes não apresentam tantas variações quanto ao uso no dia-a-dia, ou seja, os pronomes pessoais sugeridos pela gramática são também empregados pelos falantes no cotidiano, não havendo variações entre tu e você, como no caso da língua portuguesa por exemplo. Assim, normalmente estudantes do idioma não enfrentam grandes dificuldades com o aprendizado deste tema, cuja tabela abaixo apresenta a fim de facilitar o entendimento:

Pronome Pessoal EXEMPLOS:
ich (eu) Ich sehe jeden Tag Serien. Eu assisto séries todos os dias.
du (tu/você) Musst du morgen arbeiten? Você precisa trabalhar amanhã?
er/sie/es (ele/ela/neutro)
  • Ich habe einen Computer gekauft und er funktioniert sehr gut. Comprei um novo computador e ele funciona muito bem.
  • Ich habe eine neue Tasche gekauft aber sie ist nicht schön. Comprei uma bolsa, mas ela não é bonita.
  • Mein neues Handy ist sehr praktisch und es ist auch sehr modern. Meu celular novo é muito prático e ele é também bem moderno.
wir (nós) Wir sind Touristen. Nós somos turistas
ihr (vós/vocês) Ihr sprecht schon sehr gut Deutsch. Vocês já falam muito bem alemão.
sie/Sie (eles/elas/formal) Die Amerikaner arbeiten an einem neuen Projekt, indem sie Energie von Pflanzen nutzen wollen. Os americanos estão trabalhando em um novo projeto, no qual pretendem tirar energia de plantas.
Herr Meier, woher kommen Sie? Senhor Meier, de onde o senhor vem? 

Devido ao fato de a língua alemã possuir três artigos, serão também necessários três pronomes pessoais para terceira pessoa do singular, como pode ser observado na tabela. Além disso, por cada objeto ter seu próprio artigo, os pronomes pessoais masculino e feminino são também empregados para objetos, diferentemente da língua inglesa.

Pronomes que podem causar dúvidas são os referente a terceira pessoa do plural e formal.  A grafia de ambos, tanto do formal quanto no plural são idênticas, porém o que difere é o fato de o pronome formal “Sie” ser escrito maiúsculo, inclusive no meio de sentenças. Nos exemplos abaixo é possível perceber esta diferença:

  • Woher kommen Sie? De onde o Senhor(a) vem?
  • Woher kommen sie? De onde eles vem?

No início de frases, somente é possível identificar se a oração está no sentido formal ou indicando plural pelo contexto, uma vez que a conjugação do verbo é a mesma. O pronome de tratamento formal é muito usado para casos onde o indivíduo encontra uma pessoa pela primeira vez pede informações ou também para pessoas mais idosas e em ambientes formais, como trabalho ou instituições.

Como já mencionado anteriormente os pronomes pessoais podem aparecer tanto como sujeito como objeto, ou seja, na língua alemã aparecem também nos casos acusativo e dativo. Deve-se portanto atentar ao caso em que o pronome pessoal se encontra dentro da oração e então formular uma sentença de forma correta. O quadro abaixo apresenta as formas dos pronomes pessoais nos casos acusativo e dativo. Ao lado alguns exemplos que facilitam o entendimento:

Nominativo Acusativo Dativo
ich mich mir
du dich dir
er/sie/es ihn/sie/es ihm/ihr/ihm
wir uns uns
ihr euch euch
sie/Sie sie/Sie ihnen/Ihnen

No início do aprendizado do idioma é comum no entanto aparecer apenas o caso nominativo, portanto usa-se a primeira tabela como referência para o aprendizado inicial.

Arquivado em: Alemão