Artigos definidos em alemão

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Os artigos definidos da língua alemã são os determinantes dos três gêneros possíveis das palavras, ou seja, masculino, feminino ou neutro. A língua alemã carrega os três gêneros e portanto é de muita importância aprender o gênero de cada palavra desde o início do estudo do idioma. Não existe uma equivalência de gênero entre os idiomas português e alemão. A palavra mesa em português possui por exemplo o gênero feminino “a mesa”. Em língua alemã porém, trata-se de uma palavra de gênero masculino “Der Tisch”. Existem palavras de gêneros biologicamente masculino ou biologicamente feminino. É o caso de homem e mulher. Nesta situação (o homem e a mulher) existe essa equivalência na língua alemã (der Mann e die Frau), porém para objetos ou características por exemplo, não há muitas vezes uma equivalência com o português.

A função de um artigo dentro de uma língua é classificar o gênero de uma palavra, podendo esta, no caso da língua alemã, ser de um dos três gêneros acima citados. Estudantes no início do estudo do idioma podem confundir alguns gêneros, porém isto não implica na falta de compreensão. A partir de um certo momento o gênero da palavra se torna algo automático e lógico. A tabela abaixo apresenta os três gêneros do alemão com exemplos de uso abaixo:

Artigo definido Gênero Número
Der Masculino Singular
Die Feminino Singular
Das Neuro Singular
Die - Plural
  • Der Hund beißt nicht. O cachorro não morde.
  • Die Lampe funktioniert nicht. A lâmpada não está funcionando.
  • Das Haus brennt. A casa está queimando.
  • Die Bäume sind sehr grün. As árvores estão muito verdes.

A língua alemã possui somente um artigo definido para o plural trata-se do artigo definido “Die” o mesmo usado para o feminino singular, porém no caso a palavra terá que ser escrita com a sua forma de plural.

Os artigos na língua alemã podem também sofrer a famosa declinação. É de fundamental importância identificar dentro de uma oração qual o caso da palavra na frase. Sendo assim, podemos ter um artigo definido no caso nominativo, acusativo, dativo ou também genitivo. Alguns exemplos:

  • Er will den Film nur morgen sehen. Ele quer ver o filme somente amanhã.
  • Sie ist mit dem Auto zur Universität gekommen. Ela foi de carro para Universidade.
  • Der Hut des Mannes war sehr komisch. O chapéu do homem era muito estranho.
  • Ich gehe heute mit den Kindern in den Park spazieren. eu vou hoje passear com as crianças no parque.

Usa-se o artigo definido em língua alemã quando o substantivo já é conhecido. No caso acima, em todos os exemplos podemos afirmar que há uma precisão na definição do substantivo, uma vez que foi empregado o artigo definido.

Arquivado em: Alemão