Vértebras

Por Juliana Melatti

Graduação em Fisioterapia (Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, 2014)

Categorias: Anatomia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As vértebras presentes no corpo humano fazem parte de um grupo complexo e de muita importância para a funcionalidade do corpo humano. Elas fazem parte de uma estrutura denominada coluna vertebral, sendo o eixo principal do corpo humano. Na coluna, através das estruturas vertebrais, protege-se a medula espinhal, sustenta a cabeça e servem como ponto de fixação das costelas e musculaturas dorsais.

A coluna possui vinte e seis vértebras articuladas, sendo elas: sete cervicais, doze torácicas, cinco lombares, as vértebras sacrais que são fundidas em uma única estrutura denominada sacro e quatro vértebras coccígeas que também são fundidas em uma única estrutura denominada cóccix. Antes do processo de fusão das vértebras sacrais e coccígeas, o número de vértebras do corpo humano totalizavam trinta e três estruturas.

Coluna vertebral e vértebra em destaque. Ilustração: studiovin / Shutterstock.com

Conforme a localização, as vértebras podem ter formatos diferenciados devido às funções que poderão desenvolver conforme a localização. Porém, normalmente possui algumas estruturas que são comuns à grande maioria delas.

Algumas vértebras possuem algumas particularidades, como:

Referências

NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TORTORA, Gerard J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Porto Alegre. 4ª ed. Artmed Editora. 2000.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!