Chinchila

Graduação em Ciências Biológicas (Unicamp, 2012)
Mestrado Profissional em Conservação da Fauna Silvestre (UFSCar e Fundação Parque Zoológico de São Paulo, 2015).

Publicado em 20/06/2019

Chinchila é o nome popular dado à família de roedores chamada Chinchillidae, distribuída em três gêneros. São animais nativos da região dos Andes, na América do Sul.

Características

As chinchilas são roedores que pesam de 500 gramas a 8 Kg e são herbívoros. Sua grande quantidade de pelos auxilia na proteção contra predadores, como pulgas, além de regular a temperatura corpórea nas regiões naturais, que são muito quentes de dia e muito frio à noite. Algumas espécies são exímias escavadoras, formando galerias embaixo da terra. São animais sociais que vivem em grupos de até uma centena de indivíduos.

Caçadas desde o século XVI para uso da pele em roupas, chegou a ser bastante rara no século XX. Em 1918 um engenheiro norte-americano, Mathias Chapman iniciou a reprodução em cativeiro, só então na década de 50 estes animais passaram a ser comercializados e hoje é um animal de estimação popular. Atualmente, é difícil de encontra-las na vida selvagem. Possui abundância de pelos macios, devido ao fato de cada folículo ter em torno de 60 pelos saindo dele.

Chinchila. Foto: Dmytro Leschenko / Shutterstock.com

Chinchilla chinchilla

São as chinchilas de cauda curta que habitavam o Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Podem atingir até 48 cm de comprimento, contando com a cauda que possui 20 vértebtras. Pesam de 500 a 800 gramas. A reprodução ocorre de seis em seis meses, com uma gestação de 128 dias uma ou duas vezes ao ano. Vivem até 20 anos em cativeiro e 10 anos em vida livre. Existem criações desta espécie para uso da sua pele, como fazendas nos E.U.A voltadas para produção de casacos. Só na última década houve declínio de 90% da sua população selvagem, sendo extintas em muitos lugares (Peru e Bolívia). É classificada como criticamente ameaçada de extinção, pela IUCN.

Chinchilla lanigera

São as chinchilas de calda longa. Ocorrem nas montanhas do Norte chileno. Pesa de 500g a 800g. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que a fêmea é maior do que o macho e podem ter até duas ninhadas por ano, gerando de um a seis filhotes em cada uma. A gestação dura em torno de 111 dias. Vivem de 10 a 13 anos, podendo viver mais tempo em cativeiro. Comem folhas, mas podem comer insetos e ovos oportunamente. Estão “em perigo”, pela IUCN e ainda sofrem pressão de caça pela sua pele, em seu habitat natural. É comum sua criação em cativeiro.

Chinchilla doméstica

Híbrido criado em cativeiro, entre as duas espécies anteriores, para comércio de pelos, ou como Pet.

Lagidium peruanum

Vizcacha das montanhas vive nas montanhas dos Andes, no Peru. Pesam de 900 gramas a 1,6 Kg e medem de 20 a 40 cm de comprimento. Se reproduzem uma vez ao ano, na temporada reprodutiva que vai de outubro a dezembro. A gestação dura em torno de 140 dias e têm um filhote por vez. Chega aos 19 anos em cativeiro. Não sofre tanta pressão de caça, pela sua pele, por ser pequeno.

Lagidium viscacia

Encontradas no extremo Sul do Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Podem pesar até 3 kg, reproduzem entre outubro e dezembro, com uma gestação que dura de 120 a 140 dias, gerando até dois filhotes. Podem viver até os 19 anos de idade. Comem gramíneas, musgos e líquens. A população está em declínio, por caça à procura de sua pele e carne.

Lagostomus maximus

Chamada de Viscacha, é encontrada no Paraguai, Argentina e Bolívia. É a maior das chinchilas, podendo medir até 100 cm, considerando corpo e calda. O macho pode ser até quatro vezes maior do que a fêmea e chegam a pesar 8 Kg. Elas se reproduzem uma ou duas vezes ao ano, com uma gestação de até 166 dias e ninhadas de até 4 filhotes. Comem sementes e grama, mas em cativeiro se alimentam de qualquer tipo de vegetação. São caçadas por humanos, pela sua pele e carne e por ser praga na agricultura. Mas seu estado de conservação é pouco preocupante, pela IUCN. Podem viver por 9 anos.

Referências:

https://animaldiversity.org/

https://en.wikipedia.org/wiki/Long-tailed_chinchilla

https://es.wikipedia.org/wiki/Chinchilla_chinchilla

Arquivado em: Mamíferos