Maltês

O Maltês é uma raça canina de pequeno porte, também conhecida como Bichon Maltês, e seu nome, ao contrário do que muitos acham, não significa que seja originário da ilha de Malta; seu nome deriva da palavra semântica “màlat” que quer dizer refúgio ou porto. Os ancestrais dessa raça viviam em portos e cidades marítimas centrais do Mediterrâneo.

Sua origem é muito antiga, tanto que Charles Darwin supôs que essa raça tenha surgido 6 mil anos antes de Cristo.

Maltês. Foto: Evgeniia Shikhaleeva / Shutterstock.com

Padrão Racial

Possuem longos pêlos, que cobrem o corpo da cabeça aos pés, liso, sedoso e de cor branca, admitindo-se também o marfim pálido. Sua altura é entre 21 a 25 cm na cernelha, para os machos e, 20 a 23 cm para as fêmeas; pesa entre 3 a 4 kg.

Sua pele é bem ajustada e bem moldada ao corpo, pigmentada com manchas escuras e vermelho vinho, principalmente na região dorsal. Ao redor da pálpebra, a terceira pálpebra, a rima e a mucosa labial são de cor escura.

A cabeça é larga, excedendo um pouco a metade de seu comprimento; o focinho é retilíneo apresentando um sulco bem marcado na sua região central; os olhos são arredondados, bem abertos, de expressão viva, de cor ocre escura; as orelhas possuem um formato quase triangular, encontram-se inseridas no alto, acima do arco zigomático, pendentes.

O pescoço encontra-se encoberto por uma pelagem abundante; o peito é  amplo, descido abaixo dos cotovelos, com costelas levemente arqueadas. A cauda está inserida no nível da garupa e é espessa na raiz e fina na ponta. Os membros localizam-se bem próximos ao corpo do animal; as pernas são retas e paralelas; as patas são arredondadas, os dedos são fechados e arqueados, os coxins plantares e digitais são pretos e as unhas devem ter coloração escura.

Temperamento

Os animais dessa raça são muito enérgicos e muito conhecidos pelos seus acessos de atividade física. Apesar dessa energia toda, são ótimos animais para viverem em apartamento. Esta é uma raça que se molda ao estilo e ritmo de vida de seus donos.

São cães muito inteligentes, aprendem rápido, mas não são tão fáceis de serem adestrados. São animais muito afetuosos, muito apegados aos donos, fazem “festa” com todos os moradores da casa e até mesmo com visitas. O relacionamento com outros cães também costuma ser pacífico.

Cuidados

Os malteses são considerados animais altamente hipoalergênicos, ou seja, pessoas alérgicas à cães não são alérgicas aos animais dessa raça.

Cuidados regulares com os pêlos, como banho e escovação, são necessários para manutenção do brilho. A escovação deve ser diária, enquanto que o banho deve ser semanal. Mesmo após uma semana sem banho, os animais dessa raça não exalam o cheiro característico de cães.

Fontes:
http://www.saudeanimal.com.br/maltes.htm
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/350.htm
http://www.guiaderacas.com.br/maltes.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maltês_(cão)
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/maltes.pdf
http://portocity.olx.pt/este-cachorro-maltes-esta-para-adopcao-iid-54700622

Arquivado em: Cães